O crescimento de alguns setores econômicos faz com que a Volvo projete um ano melhor do que foi 2020. Alguns indicadores permitem a empresa prever um aumento de até 40% nas vendas de caminhões pesados e semipesados, segmento que a empresa vem atuando. Em ônibus, exportações para o continente africano e para países da américa latina, assim como as vendas para o mercado nacional fizeram a Volvo ter boas perspectivas para este ano.
A empresa vê bons sinais de recuperação no Brasil, principal mercado do continente, como fala o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann. “A América Latina é a maior região de negócios de caminhões da Volvo no mundo, mesmo diante do cenário econômico adverso criado pelo coronavírus”.
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Os balanços desses grandes players da indústria automotiva vão continuar dando o que falar em função dos cenários estabelecidos pelas marcas. Mesmo após um ano completamente diferente, as empresas concentram esforços para que 2021 seja o ano da retomada e, os primeiros movimentos dão conta de que boas notícias estão por vir. Na Volvo, por exemplo, um dos indicadores é a contratação de 400 novos colaboradores. Com as novas admissões, a marca chega 3800 funcionários, sendo o maior contingente desde o período pré-pandemia.
Outro indicador importante para a Volvo vem da área financeira, que registrou números positivos em 2020 e, ampliou suas ações no mercado encerrando o ano com o recorde aproximado de 3 bilhões em investimentos e aumento da carteira de financiamentos em 25,7%. A instituição manteve boa participação nos negócios de produtos da marca, alcançando 40% do total de caminhões, ônibus e equipamentos de construção Volvo vendidos no Brasil, somadas as entregas por meio do Banco Volvo e do Consórcio Volvo. Este, por sua vez, atingiu um recorde de vendas de cotas, que totalizaram 1,2 bilhão de reais, expansão de 17% na comparação com o ano anterior.
Bom desempenho em vendas apesar da crise
Mas o portfólio de produtos e o atendimento pós venda continuam sendo determinantes para a retomada do mercado e, não é possível deixar de falar das vendas de caminhões, ônibus e, também, na inauguração de novas concessionárias.
A montadora encerrou o ano com 14.976 caminhões licenciados no Brasil, resultado 11,1% inferior ao registrado em 2019, mas abaixo da queda do mercado. Já a linha VM teve crescimento de 24%, com 3.530 emplacamentos em 2020, na soma das versões semipesadas e pesadas do modelo. O modelo Volvo FH 540cv foi o caminhão mais vendido em todos os segmentos, dos leves aos pesados, com 5.870 unidades emplacadas. As vendas de caminhões para o mercado brasileiro, mesmo com a crise foi o responsável por 85% do volume de negócios realizados pela marca em 2020.
Em 2020, a Volvo emplacou 444 chassis no Brasil e exportou 711 para outros países do continente. Aconteceram importantes exportações de chassis para a África. Ao todo, Volvo comercializou 1.402 chassis. O destaque fica para o resultado no segmento de ônibus para fretamento em que o B270F, o chassi semipesado da marca, que cresceu 34% em relação ao ano anterior, alcançando um volume de 216 unidades comercializadas.
Entre reformas, ampliações e aberturas de novas casas a Volvo manteve seu plano de expansão da rede, inaugurando a 100ª casa da marca no país em novembro. No mês foram inauguradas novas unidades em Goiás, Maranhão e Mato Grosso do Sul. Já. Em dezembro, houve a abertura da sua maior casa no Brasil, a Lapônia Itu (SP), com quase 15 mil m² edificados.
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