O Grupo Volvo América Latina renovou seu ciclo de investimentos no Brasil. A empresa investirá R$ 1,5 bilhão em suas operações entre os anos de 2022 e 2025. Os recursos são voltados para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. O anúncio foi acompanhado da divulgação do balanço positivo de 2021, o melhor ano da marca desde a chegada ao Brasil.
No segmento de caminhões, a Volvo liderou a venda de pesados no país, com 17.980 unidades emplacadas. O Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 veículos comercializados, número superior até mesmo ao de caminhões leves. Outro destaque foi o desempenho em vendas da linha Volvo VM, que cresceu 81% em emplacamentos, com 6.393 veículos comercializados. Na soma total, a Volvo emplacou 21.823 caminhões no país em 2021, um crescimento de 45,7% sobre o ano anterior.
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Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, explica o papel do mercado brasileiro para a empresa. “O Brasil manteve a posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos” – analisa.
Nos demais mercados do continente também houve forte recuperação em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 caminhões entregues (volume 62% maior relacionado ao ano anterior) e Chile, com 1.355 entregas (crescimento de 42%). Ao todo, foram 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, um número 43% superior ao período anterior.
A empresa acredita que, mesmo com alguns desafios, o panorama seguirá sendo positivo de modo a gerar bons negócios para a empresa como afirma Wilson. “Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano todo”.
Exportações marcam o segmento de ônibus
A Volvo Buses também teve bons resultados, principalmente no mercado externo. A divisão de ônibus entregou 1.180 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Outros 812 ônibus foram para toda a região hispânica da América Latina e países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram destinados a exportação.
Outro destaque de 2021 foi o ingresso da Volvo na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina. Como primeiro passo, em janeiro de 2022 a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia.
Clientes optam pelos serviços financeiros da empresa
A Volvo Financial Services encerrou 2021 com recorde de R$ 4,8 bilhões em financiamentos. O volume negociado é 65% maior quando comparado ao exercício anterior. O Consórcio Volvo atingiu R$ 1,5 bilhão em novas vendas, a melhor marca em 30 anos, com um aumento de 20%. O volume de novos seguros e renovações, que atingiu R$ 118 milhões, superou os números de 2020 e de 2013, até então o melhor desempenho histórico da Corretora Volvo. A carteira total de ativos gerenciados pela VSF alcançou R$ 12,5 bilhões, um crescimento de 36% frente aos R$ 9,3 bilhões do ano passado, incluindo-se aí os resultados do consórcio, Finame, CDC e Leasing. O Banco Volvo manteve boa participação nos negócios da empresa, financiando cerca de 40% dos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca.
Investimentos
Todos esses números reforçam o otimismo da Volvo para este ano. “O resultado de 2021 alimenta nossa confiança e o compromisso com a melhoria contínua. Renovamos nosso ciclo de investimentos na América Latina com mais R$ 1,5 bilhão (ciclo 2022/2025). Será um período de grandes transformações na indústria de transportes e a Volvo continuará inovando em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos”, finaliza Wilson Lirmann.
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