A mais recente geração dos Volvo FH, FM e FMX chega ao Brasil poucos meses após ser lançada na Europa. Os caminhões trazem de série um pacote de dispositivos de segurança, novo painel com plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade que asseguram consumo de combustível até 5% menor. O FM e o FMX têm cabines totalmente novas.
O diretor executivo de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, ressalta os atributos da nova linha que visa proporcionar maior disponibilidade dos veículos e, consequentemente, mellhor rentabilidade aos frotistas. “Desde que chegou ao Brasil, a Volvo sempre foi reconhecida pela inovação. E agora conseguimos aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos nossos clientes”.
Os novos Volvo vêm com uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. Nos novos caminhões o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.
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Outro avanço vem da própria transmissão eletrônica I-Shift, que está ainda mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. , acrescenta .
Segurança é um atributo muto considerado pela Volvo na concepção de seus veículos. Com a nova linha, o foco está ainda maior para garantir uma operação segura.
Um dos aprimoramentos é o Piloto Automático de Descida, tecnologia que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como o consagrado VEB; o potente freio motor Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.
Os novos caminhões estão equipados com sistema de Freios Eletrônicos EBS. Estes equipamentos garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.
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