Linha Euro 6 traz mais potência para o operador. Caminhões estão equipados com caixa de transmissão mais moderna, além de itens que tornam os modelos mais seguros. Para Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, as inovações transformam o VM num “novo caminhão, mais econômico, mais potente e seguro, aprimorando um modelo que vem cada vez mais conquistando o transportador brasileiro”.
Entre a série de novidades, o motor D8K qu substitui o propulsor de 7 litros da geração anterior, demonstra alta performance se ajustando para baixar rotações diminuindo o consumo, porém quando necessário se adapta a altas rotações mostrando o desempenho adequado ao tipo de operação.
A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. “Com esse novo motor o consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, assegura Jeseniel Valerio, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo.
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Os benefícios apresentados pelo novo motor começam pela melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, que proporcionam maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio.
Além disso, novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e softwares para gestão eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. O desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.
Economia para o operador e conforto ao motorista
Outra grande novidade dos novos VMs é a nova versão da renomada transmissão I-Shift, que chega à 7ª geração, a mesma que também passa a equipar os caminhões FH, FM e FMX Euro 6. A caixa recebeu inúmeros aprimoramentos que possibilitaram trocas de marcha mais precisas. As inovações repercutem em maior desempenho e menor consumo de combustível, além de melhor dirigibilidade e conforto para o motorista.
Outra melhoria presente na linha VM é a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. A transmissão tem sensores que medem a inclinação da rampa assim como a quantidade de carga que o caminhão transporta, modulando o giro para concentrar mais torque no momento da manobra em aclives, seja numa operação rodoviária ou vocacional.
Mesmo com as novas funcionalidades da Caixa I-Shift, a transmissão manual de nove velocidades continua disponível como opcional ou para versões específicas, como o VM City.
Muito mais segurança
O novo motor permitiu também a implantação da Aceleração Inteligente Volvo, uma tecnologia pioneira que colabora na economia de combustível. Algoritmos projetados pelos engenheiros identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.
Ressaltando o compromisso da Volvo em oferecer os veículos mais seguros, e, em linha com a visão Zero Acidentes o VM tem agora freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão. Outra evolução foi equipar o VM com o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) um dispositivo de segurança ativa que reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas.
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