A Volvo acaba de expandir e modernizar o seu campo de provas para caminhões e ônibus. O complexo localizado no mesmo terreno da fábrica de Curitiba (PR), é a mais moderna instalação da Volvo fora da Europa. Rafael Barreto, diretor de engenharia de testes da Volvo na América Latina, fala sobre as modificações realizadas e benefícios que a melhoria do campo de provas pode trazer para a empresa. “Ampliamos e renovamos toda a infraestrutura, com as mais avançadas soluções de engenharia. Os testes feitos com os veículos aqui terão correspondência e validade para os mercados mundiais mais exigentes.
O campo de provas conta com sete diferentes pistas em uma área total tem cerca de 87 mil m². No circuito podem ser realizados testes de durabilidade, estabilidade, freios, conforto e certificação de ruído. O objetivo visa reproduzir as mais diferentes condições de dirigibilidade encontradas nas estradas do Brasil e da América Latina. A etapa de conclusão do processo de modernização, relacionada às pistas de dinâmica veicular e rampas de teste, foi executada no começo do mês.
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No complexo, engenheiros e técnicos utilizam a metodologia de testes que vêm sendo constantemente desenvolvidos e aprimorados para acompanhar a evolução do mercado e as aplicações dos caminhões.
Ter uma infraestrutura de testes tão completa se mostra importante porque oferece agilidade no desenvolvimento e na adequação dos veículos, respondendo rapidamente às crescentes necessidades dos operadores de transporte. “Isso se traduz em veículos mais robustos, avançados e com melhor performance para os transportadores em todo o mundo”, explica o executivo.
Conheça um pouco mais do campo de provas
Padrão global
Os protocolos de teste de veículos no Brasil estão correlacionados com as demais pistas da Volvo no mundo. Além do Brasil, a empresa tem estruturas semelhantes na Suécia (país sede), Estados Unidos, França e Índia.
Por aqui, as pistas foram preparadas para a capacidade de carga de 21 toneladas por eixo, o equivalente a mais que o dobro dos limites das rodovias do país. Todo o design e a conceituação da estrutura latino-americana de testes são resultado do conhecimento dos especialistas globais da Volvo, em conjunto com os engenheiros brasileiros. De maneira objetiva, significa que os resultados dos testes realizados na pista são semelhantes aos obtidos em qualquer outra pista da marca.
As obras se estenderam por quase três anos e demandaram um esforço de várias áreas da Volvo, principalmente da engenharia do Brasil e da Suécia. Respeitando todas as demandas e limites ambientais, em seu período de construção foram movimentados 170 mil m³ de terra, o equivalente a 14 mil caminhões caçamba.
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