Ao completar quarenta anos de presença no Brasil, a Volkswagen Caminhões e ônibus anuncia novos investimentos, ampliação do quadro de funcionários, além da sinergia com a americana Navistar, que está em processo de aquisição pelo grupo Traton, detentora da marca VW entre outras. Serão dois bilhões de reais aportados pela empresa, entre os anos de 2021 e 2025 sendo o sexto ciclo seguido de investimentos da marca no Brasil.
Tanto a Volkswagen quanto seus parceiros de consorcio modular anunciaram a contratação de 550 novos colaboradores para a fábrica localizada em Resende, de olho nas demandas futuras. A empresa aposta no crescimento do agronegócio e, também, no apoio do governo para incentivar a renovação de frota, além da mobilidade elétrica que ganha cada vez mais lastro no Brasil, assim como em novos produtos tanto no transporte de carga quanto de passageiros.
Para o presidente e CEO da empresa, Roberto Cortes, os investimentos vão contemplar diversas frentes de atuação da VW Caminhões e Ônibus e um dos objetivos é fazer a marca mais presente no mercado internacional. “Este novo ciclo de investimentos focará em novas tecnologias para uma mobilidade mais sustentável, como a propulsão elétrica e a melhoria da eficiência energética com redução de CO2. E ainda na digitalização e na conectividade para soluções de transporte cada vez mais modernas e eficientes. Também seguiremos investindo na melhoria contínua de nossos produtos e na internacionalização da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus”, diz.
O entusiasmo do executivo se justifica em função dos últimos números relacionados ao segmento de caminhões no país, que vem apresentando boa recuperação após ter sido fortemente afetado pela pandemia do novo coronavírus e, em função dos planos da empresa, vê a necessidade dos investimentos para atender as encomendas que, segundo ele demonstram o reaquecimento do mercado. “A nova linha de extrapesados Volkswagen, lançada há pouco mais de três meses, é um grande sucesso”.
40 anos de Brasil
As novas contratações servirão como base para ampliação das duas linhas de montagem com ênfase na oferta da família dos caminhões extrapesados Constellation e Meteor. Os novos modelos são totalmente desenvolvidos no Brasil, e iniciaram pré-venda ainda no lançamento. Importante lembrar que, além dos modelos extrapesados, a linha de produtos da marca contempla diversos segmentos do transporte de cargas enquanto os chassis da linha Volksbus marcam presença do mercado do transporte de passageiros.
Em 2021, a empresa vai completar quatro décadas de operações desde o lançamento de seus primeiros produtos no Brasil. A montadora, que iniciou operações em São Bernardo do Campo, em São Paulo, depois mudou para Resende, no Rio de Janeiro, investindo 250 milhões de dólares na construção de uma nova fábrica, inaugurada em 1996. Ao longo dos últimos 25 anos, R$ 5,5 bilhões foram destinados ao crescimento da empresa em cinco ciclos consecutivos de investimentos, sendo quatro ciclos de R$ 1 bilhão cada, e o último de R$ 1,5 bilhão. O sexto ciclo somará R$ 2 bilhões a esse montante até 2025.
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