A Mercedes-Benz Vans faz parte de mais um projeto inovador, o Observatório da Mobilidade SAE BRASIL, desta vez, atrelado à mobilidade humana, tendo uma Sprinter 416 CDI que vai chegar aos destinos mais restritos e contribuir para o mapeamento da situação da locomoção fora do perímetro das grandes cidades.
Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil explica a participação da marca e uma iniciativa importante como essa. “A mobilidade está presente no nosso dia a dia e não poderíamos deixar de trazer a nossa contribuição para a sociedade, atrelando a este projeto tão relevante”, afirma.
Leia também – Berlim investirá 28 bilhões de euros em mobilidade
O veículo fornecido pela marca foi transformado pela implementadora Eco X em um motorhome para rodar 24 estados brasileiros durante 10 meses, terá a bordo o casal, Ariane Marques e Tobias Hückeholfen. A brasileira e apaixonada pelo setor automotivo será a principal motorista, enquanto o alemão, fará a captação das imagens e mostrará a trajetória nas redes sociais e site da SAE Brasil, associação que promove conhecimento e tendências da mobilidade no Brasil e em outros países.
Ariane e Tobias falam sobre a escolha do veículo e suas características. “A Sprinter foi escolhida para o projeto em função de características como robustez, versatilidade e desempenho. Viajaremos por diversos tipos de estradas e milhares de quilômetros em todo o Brasil”, comentam.
Durante a jornada, os observadores farão o levantamento de informações locais e verificar se as cidades visitadas têm Plano de Mobilidade, além de analisar questões sobre os principais modos de transportes, integração, incentivos ao uso de energias renováveis, e a percepção sobre acessibilidade e equidade no uso do espaço público.
Todos as informações serão consolidadas em um eBook e as observações serão direcionadas e discutidas dentro da SAE BRASIL por grupos formados por profissionais que representam uma abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia) e possuem conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária, acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.
Com o mapeamento e organização das informações sobre a mobilidade humana em diferentes formatos, seja escrito ou por meio de imagens, o projeto visa tornar este conhecimento acessível para que sejam discutidas soluções por órgãos dos setores públicos também pela iniciativa privada que beneficiem a sociedade brasileira
A viagem deve começar ainda este mês e os primeiros estados visitados serão São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Durante o trajeto, além da Sprinter, o casal contará com suporte da rede de concessionários Mercedes-Benz que dispõe de mais de 170 pontos assim como os planos de manutenção ServiceCare, e, também com o Vans Connect, plataforma de conectividade para gestão de frota.
Para mais informações, clique aqui.