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US$ 97 milhões para a mobilidade de São Paulo

mobilidade BRT

A mobilidade urbana da cidade de São Paulo vai receber um aporte que será destinado à melhoria dos deslocamentos na capital. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou na terça-feira (14) projeto que autoriza a Prefeitura de São Paulo a contratar operação de crédito externo, com garantia da União, no valor de US$ 97 milhões, com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Os recursos da operação serão destinados ao financiamento parcial do Programa de Melhoria da Mobilidade Urbana Universal (Corredor Aricanduva), que visa melhorar a mobilidade (e a acessibilidade a empregos) dos usuários do transporte público socialmente vulneráveis na área de influência do corredor do distrito de Aricanduva, além de aumentar a eficiência operacional do sistema de ônibus do município.

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O relator do projeto, senador Giordano (MDB-SP), afirmou que a operação de crédito externo pretendida tem suas condições financeiras devidamente incluídas no Sistema de Registro de Operações Financeiras (ROF) do Banco Central. “Ela será contratada com base na taxa de juros Libor semestral, acrescida de spread fixo, a ser determinado no momento da assinatura do contrato, devendo apresentar custo efetivo da ordem de 2,67% ao ano, inferior ao custo para emissões da União, que se situa em 3,87% ao ano, ambas para uma duração de 8,18 anos”, destacou.

Benefício Social

O senador José Aníbal (PSDB-SP) mostrou que a liberação do dinheiro vai beneficiar, diretamente, a Zona Leste de São Paulo, região que tem abrange 5 milhões de habitantes. “Esse projeto desengarrafa a pressão que já existe nos meios de transporte de massa que já estão à disposição dos paulistanos”, apontou o senador.

De acordo com a prefeitura de São Paulo, o projeto do corredor BRT (Bus Rapid Transit) no Aricanduva tem, aproximadamente, 13,6 quilômetros de vias exclusivas para ônibus, o que garante melhor eficiência operacional no transporte da capital. O projeto fará uma conexão direta entre a Avenida Alcântara Machado (Radial Leste) e o Terminal São Mateus, mais a Zona Leste.

O BRT-Aricanduva será um corredor com estações para embarque e desembarque e tem previsão para atender 300 mil pessoas por dia.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Agência Senado

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