Primeiro cliente a participar do desenvolvimento e adquirir o chassi de ônibus OF 1621 da Mercedes-Benz, desenvolvido para fretamento, a Rimatur Transportes, de Curitiba, ampliou seu pedido para mais de 30 unidades. Com carroçaria da Marcopolo, modelo Ideale 800, os ônibus têm a previsão de serem entregues até o mês de abril. Os veículos têm capacidade para o transporte de 48 passageiros, no deslocamento entre os pontos de embarque e as indústrias.
A Rimatur é talvez a maior empresa de fretamento da região Sul e uma das maiores do País. Sua principal atividade, atualmente, é o fretamento contínuo, transportando funcionários para empresas de “call center” e para os pólos industriais de São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande, municípios localizados na região Metropolitana de Curitiba.
Leia também – Produto desenvolvido sob medida
Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur, fala das características do ônibus e a adequação dos mesmos à operação da empresa, neste momento. “Nossa frota opera de segunda a sábado, em três turnos, com uma média de 90 minutos entre as empresas e a residência dos seus funcionários. O executivo ainda complementa citando a capacidade dos veículos, sem comprometer a operação da empresa no momento da concepção do projeto. “Sugerimos aos parceiros da Mercedes-Benz e das encarroçadoras um ônibus que assegurasse ótima capacidade de assentos, mas que não precisasse de um PBT tão alto”.
Essa sinergia resultou em um veículo leve, pensado especificamente para fretamento, e a expectativa é promover a economia de combustível e, também, de pastilhas de freio. Além disso, o balanço dianteiro curto proporciona melhor ângulo, facilitando a manobrabilidade nas cidades, especialmente no interior dos bairros. Tais características ajuda os operadores a cumprir horários, o que é essencial no fretamento contínuo.
De olho no mercado
Alexandre Cervelin, gestor de negócios da filial da Marcopolo Paraná, reitera o discurso adotado por Imbronízio e fala que os modelos contam com configuração específica para a operação do cliente. “A Rimatur é um cliente importante que privilegia as inovações e a tecnologia. O desenvolvimento em parceira com a Mercedes-Benz demonstra o foco na satisfação dos nossos parceiros, com produtos diferenciados para as suas aplicações”.
Atenta às demandas do mercado, a Mercedes-Benz desenvolveu o OF 1621 especificamente para fretamento contínuo. Para Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a diferença do OF 1621 é o fato de ter sido pensado para atender aos clientes do nicho e contar com a participação deles, resultando em um produto “capaz de atender a demanda elevada do fretamento, com maior eficiência, mais qualidade e custo atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos”.
Para mais informações, clique aqui.