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Tecnologia, inovação e variedade de serviços

tecnologia - Novos Serviços MB

A conectividade hoje faz parte do dia a dia das pessoas. A tecnologia avançada, cada vez mais, vem servindo para facilitar as rotinas de diversos segmentos. No setor de transporte não é diferente e, as inovações são constantes seja em termos de produtos ou serviços. Assim, a Mercedes Benz aposta em tecnologia, inovação para garantir maior disponibilidade dos seus produtos para os clientes.

Os destaques são o Fleetboard powered by Sascar, solução de segurança para os caminhões e cargas, a garantia estendida, adicional para veículos oferecidos pelo Banco Mercedes, assim como a o novo Mercedes-Benz Uptime, disponível para os clientes do novo Actros.

A empresa celebra os primeiros números que confirmam a expansão da contratação de serviços tais como Uptime e Fleetboard, além do crescimento da participação dos clientes em pesquisas por meio de canais de relacionamento. Outra novidade que tem gerado ganhos para o cliente é a utilização de equipamentos como os óculos de realidade aumentada na assistência técnica além de aplicativos que facilitam a interação do frotista ou do motorista com os concessionários.

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Com intuito de oferecer mais segurança para os clientes, seja para os caminhões ou para a carga transportada, a Mercedes firmou parceria com a Sascar, empresa do grupo Michelin e passa a oferecer o serviço de Fleetboard mais completo, que além do rastreamento e controle, agrega uma nova função de gestão de risco garantindo maior segurança para a operação.

Somente no primeiro trimestre de 2021, a empresa registrou 1.243 caminhões ativados com os serviços do Fleetboard, sendo 80% de veículos extrapesados. O volume de vendas do serviço aponta crescimento de 11% em relação a 2020. As concessionárias já comercializam o novo serviço e, o primeiro cliente a adotá-lo deve utilizá-lo em uma frota de 100 caminhões.

O vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes, Roberto Leoncini, ressalta o trabalho da empresa utilizando tecnologia para agregar valor aos produtos e serviços a serem disponibilizados aos clientes. “Reafirmamos a importância dos serviços 4.0, e de como temos falado sobre conectividade nesses últimos quatro anos. Neste período todo o time da fábrica e da rede de concessionários desenvolveram produtos e serviços focados na conectividade para toda a cadeia do transporte com serviços contemplando desde o grande frotista até o autônomo”.

“MB Uptime” em mais de 1000 caminhões

Outro serviço disponível para os clientes é a Garantia Estendida. Trata-se de um seguro adicional criado pelo Banco Mercedes-Benz para cobertura de eventuais intercorrências com os caminhões após o período de garantia original de fábrica. A garantia visa proteger o frotista ou o autônomo uma proteção contra gastos inesperados, com serviços executados com a qualidade e a confiabilidade típicas da marca. A garantia estará disponível a partir de maio, para períodos complementares de 12 ou 24 meses para o trem de força, podendo aumentar a garantia total do veículo para até 4 anos, conforme o modelo.

tecnologia - Novos serviços MB

As concessionárias 4.0 já comercializam o novo pacote de serviços

Já o Mercedes-Benz Uptime estabelece um novo patamar de serviços de manutenção preventiva e preditiva e estreita ainda mais o relacionamento do cliente com a assistência técnica, a fábrica e seus concessionários. Isso porque, este tipo de tecnologia faz uso da inteligência de dados alerta o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, a respeito da necessidade da realização de manutenção, o que aumenta ainda mais a disponibilidade e a quilometragem do veículo.

O diretor de Peças e Serviços ao Cliente, Silvio Renan, mostra como é o trabalho no MB Uptime Center e como o centro de controle atua para dar segurança nas operações daqueles que optaram pelo novo caminhão Actros. “O Mercedes Benz Uptime trabalha com inteligência artificial e monitora 24 horas, durante sete dias todas as etapas de conectividade do novo Actros com a fábrica e a rede de concessionários 4.0. É a maneira mais inteligente de garantir a máxima disponibilidade e rentabilidade para a operação dos nossos clientes”.

Consultoria contempla soluções para o transporte de passageiros

Com aproximadamente 150 concessionários no programa, mais de 1.000 caminhões estão ativados com o Mercedes-Benz Uptime em 725 clientes e o registro de 25 casos de breakdown evitados. São 100 contatos realizados com clientes, envolvendo ocorrências para manutenções preventivas e outras 285 para corretivas. Em termos de informações transmitidas aos frotistas, foram mais de 2 mil alertas emitidos solicitando a intervenção do cliente e mais de 300 mensagens para conhecimento.

A tecnologia e as ferramentas de serviços 4.0, como conectividade e análise de dados também estão presentes no trabalho de Consultoria Gerencial que a Mercedes-Benz disponibiliza a fim de entregar mais soluções customizadas aos clientes da marca. As equipes analisam dados operacionais, como consumo de combustível, intervalo entre as paradas, manutenções corretivas e a durabilidade de componentes.

A empresa atua com a Consultoria Gerencial para 13 clientes de ônibus e outros cinco do transporte de cargas. Um operador do transporte de passageiros, por exemplo, vem acumulando ganhos com esse tipo de serviço e já se verificou aumento na disponibilidade da frota de 86% para 95%; aumento na quebra por quilômetro (QPK) de 49 mil para 175 mil e queda no Custo por quilômetro (CPK) passando de R$ 0,14 para R$ 0,10.

Para mais informações, clique aqui.

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