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Tarifa do transporte pode ser mais barata

ônibus - produção indústria automotiva

Pelo menos essa é a conclusão que o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis – Setranspetro – chegou. A tarifa pode ser mais barata, desde que, sejam formuladas políticas públicas relativas ao transporte de passageiros o que vai gerar maior fôlego financeiro para o operador, mas principalmente, para o usuário que hoje, em algumas regiões tem perda de até 35% da renda mensal com custeio dos deslocamentos, segundo estudos do ITDP.

Dado o interesse comum pelo valor da passagem, o Setranspetro, lançou um simulador de tarifa incluindo alguns itens que oneram esse custo e, que, se fossem implementadas medidas de incentivo ao transporte público, esse valor poderia ser mais acessível para o usuário do sistema de ônibus da cidade.

A simulação leva em conta dados oficiais que estão disponíveis para consulta pública, e que podem ser acessados por qualquer cidadão. De acordo como sindicato, a queda no valor pode ser 61,1% mais barato no município, passando de R$ 4,40 para apenas R$ 1,71 com a implantação das medidas, muitas delas que vem sendo discutidas faz algum tempo, mas que ainda não foram implantadas.

Financiamento do transporte baseado na tarifa esta esgotado

simulador site

Em uma das simulações, a economia mensal ultrapassou 120 reais

Mas que medidas são essas? – Existem iniciativas que impactam de maneira significativa no valor tarifa e outras com menor incidência. Como exemplos, a redução do valor do ISS, implantação de corredores ou faixas exclusivas para ônibus que, poderiam diminuir R$ 0,20 no valor da passagem. Outras medidas como custeio de integrações, gratuidades de portadores de deficiência, para estudantes das redes municipal e estadual e, também, a destinação de parte do arrecadado com o IPTU e IPVA para financiamento do transporte poderiam resultar em um decréscimo de R$ 1,80.

O simulador de tarifas (http://www.simulador.setranspetro.com.br/simulador2020/) é uma ferramenta importante porque traz para o usuário comum informações que até então passam despercebidas no dia a dia, mas que norteia a complexidade do cálculo do transporte público que hoje é baseado somente no custeio da passagem, modelo considerado esgotado pela própria NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos) que há tempos trabalha para reparação das perdas no setor.

De acordo com a gerente do Setranspetro, Carla Rivetti, o simulador de tarifas destaca para a população que o transporte é um serviço essencial e que merece a participação de todos os segmentos sociais na discussão de propostas para sua melhoria. “O transporte coletivo é um serviço essencial e um direito de todos. E por ter esta característica social, não pode ser visto como um problema exclusivo do empresário, uma vez que, se houver novas formas de financiamento público, pode-se chegar a um valor tarifário muito mais justo e acessível para todos”, explicou.

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