Mercedes Benz apresenta pacote tecnológico que visa viagens ainda mais tranquilas
Que o trânsito brasileiro põe à prova os nervos dos condutores mais prudentes não é novidade. Nas estradas, o comportamento de alguns motoristas, a imprudência, além da precariedade de muitas estradas colocam em risco muitas viagens realizadas dia a dia. O Brasil lidera um ranking nada agradável, o de acidentes de trânsito, e, por este motivo é necessário investimentos que proporcionem melhores condições de deslocamento seja em ambiente urbano ou nas rodovias país afora.
Líder em vendas de veículos comerciais no Brasil, principalmente no segmento de ônibus, a Mercedes Benz apresenta na 1ª edição da LatBus (Feira Latino Americana do Transporte) veículos equipados com dispositivos de segurança (14 no total), entre os destaques o piloto automático adaptativo que visa dar mais segurança ao motorista e aos passageiros, caso ocorra algum imprevisto durante as viagens, casos como freada brusca, mudança de faixa sem a sinalização devida, presença de animais ou veículos parados na via, entre outros.
O sistema, quando acionado, identifica as situações de risco diminuindo a velocidade do veículo e até mesmo forçando a sua parada total em casos de extremo risco. “Graças à atuação de sensores, esse avançado sistema identifica os veículos à frente a partir de 200 metros, mesmo numa situação de neblina, vantagem muito importante nas estações frias do ano, aumentando a segurança e conforto nas estradas. Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, o ACC alivia o stress do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego” – ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Ônibus urbanos também apresentam novidades
De acordo com a fabricante, a introdução do piloto automático adaptativo abre as portas para chegada do ônibus autônomo no Brasil. “Estamos antecipando uma tecnologia já presente no inovador Future Bus Mercedes-Benz na Europa, que demonstrou sua eficiência e confiabilidade em trechos de circuito fechado de BRT na Holanda – disse Barbosa.
A chegada do ônibus autônomo no Brasil deve demorar um pouco, a realidade atual se faz presente na evolução dos chassis para ônibus urbanos. Tecnologias como o sistema de desligamento automático, de recuperação de energia elétrica estão, diretamente, relacionados ao consumo de combustível do veículo. Para o transporte de passageiros a economia de diesel é algo importante não somente na hora de calcular o custo operacional, já que representa algo em torno de 30 a 40% da planilha de gastos, como para o meio ambiente, cuja emissão de poluentes diminui. Para os passageiros, pode representar menos gastos pois diminuindo custos dos operadores a pressão por aumentos tarifários também arrefece.
Futuro sem diesel?
Após quedas consecutivas, o mercado de ônibus no Brasil vem dando sinais de recuperação. Até junho segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o licenciamento de veículos novos apresenta uma evolução de 13,7% e a Mercedes vem surfando, tranquilamente, essa onda com surpreendentes 81% de participação no segmento de ônibus urbanos e 57% em veículos rodoviários, totalizando 3218 unidades.
Ainda vai levar tempo para que os veículos comercias fabricados no país sejam movidos a energia alternativa. A dependência do transporte em geral do diesel deve durar pelo menos mais uns 10 anos apesar do país ser signatário de compromisso ambientais internacionais. Entretanto, experimentos não faltam, as tecnologias existem e a Mercedes, de olho nessa tendência futura aposta na produção de biocombustíveis com o HVO sigla em Inglês que significa óleo vegetal hidrotratado. “Se o País investir e mantiver a continuidade no desenvolvimento de alternativas como essa, terá mais opções de combustíveis no futuro, em especial para o transporte coletivo de massa – finaliza Barbosa.