A Reiter Log adquiriu 124 caminhões movidos a gás da Scania e passa a fazer parte do seleto grupo de frotistas equipados com veículos movidos a energia alternativa ao diesel no país. A transportadora, de Nova Santa Rita (RS), promove um investimento de mais de R$ 100 milhões neste negócio.
Com a aquisição da nova frota, a empresa inicia um novo posicionamento de gestão com a aplicação do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) nos serviços de logística a serem oferecidos aos clientes. A entrega dos novos caminhões R 410 vão começar no último trimestre de 2021 e serão concluídas ainda no primeiro semestre de 2022.
Leia também – Gás natural como solução de mobilidade
Para a Scania a negociação representa além do significativo aporte financeiro, a empresa mantém, a vanguarda na a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Gradativamente, a montadora avança no compromisso de reduzir 50% do CO2 gerado em todas as operações e de 20% no nível de emissão de seus próprios produtos, isso até 2025.
“A Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas a gás do Brasil e, sem dúvida, a mais ampla da região Sul. Trata-se de um operador logístico muito forte a nível nacional e que vem se unindo aos seus embarcadores na busca por um setor mais sustentável. Um compromisso sério que passa a pautar todas as ações da empresa. São exemplos assim que transformam o mundo dos transportes”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
O compromisso com a sustentabilidade também é notado no discurso do CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter, que evidencia os investimentos em soluções alternativas já há algum tempo. “A Reiter Log aplica recursos em energia alternativa desde 2014. Nosso investimento vai além de caminhões sustentáveis, segue com implementos de maior capacidade a fim de otimizar a carga das carretas, sistemas de telemetria, geração da própria energia e em outras ações de sustentabilidade”.
O executivo diz que, além da incorporação da nova frota, a empresa tem planos ainda mais ambiciosos no que diz respeito à busca pela sustentabilidade. “Temos uma das maiores frotas de caminhões movidos a gás do Brasil e da América Latina. Queremos fazer parte como protagonistas desta mudança para um transporte mais sustentável. Além disso, Estamos estudando parcerias e avaliando produzir o próprio combustível. Neste sentido, fechamos um acordo de abastecimento com a GEO Energética a fim de realizar um mapeamento do biogás” – enfatiza.
Na negociação com a Reiter Log, o modelo de caminhão escolhido pelo transportador foi
o R 410 nas trações 4×2, 6×2 e 6×4. Por enquanto, pelos negócios já firmados, a frota a gás terá no Sudeste e Sul os principais pontos da rodagem, que deverá chegar a 10 mil km por mês. O abastecimento será feito em postos ao longo dessa malha. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e na indústria petroquímica.
A empresa de logística já começa a sentir os efeitos do investimento realizado e outras ações de sustentabilidade. Uma forte governança, além da conquista de várias certificações têm dado credibilidade à empresa diante do mercado como analisa Vinicius. “O mercado se abre cada vez mais para esta nova realidade da logística sustentável, reavaliando preços pagos do frete e boa parte dos 124 veículos já foi contratada”.
A parceria entre Reiter Log e Scania também tem rendido frutos quando o assunto se transfere para a Nova Geração de caminhões movida a diesel. A linha propicia uma economia de combustível de 20% em comparação à anterior. Até dezembro de 2021, a empresa terá 110 veículos desta gama. Ainda há caminhões das Séries P, G e R, e a meta é ter apenas modelos da Nova Geração até 2022.
Para mais informações, clique aqui.