A Scania e a Morada Logística firmaram parceria e anunciaram, no mês passado, venda da primeiras unidades de caminhões movidos a GNL no país. A Morada é uma operadora tradicional com 60 anos de mercado, com experiência em transporte de cargas dedicadas e foco na sustentabilidade. Foram cinco unidades compradas da Scania e as operações estão sendo realizadas numa rota dedicada no interior de São Paulo. A Morada também adquiriu outros 25 caminhões Scania para abastecer com gás (natural e/ou biometano) reafirmando seu compromisso com operações sustentáveis.
Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, destaca o papel de vanguarda do cliente, na compra dos caminhões a GNL, e demonstra total confiabilidade nos veículos da marca que tendem ser uma solução altamente viável em relação ao diesel. “A Morada mostra o amadurecimento e preocupação com a sustentabilidade. O seu pioneirismo e visão mais sustentável, faz da empresa integrante de um seleto grupo de transportadoras que grava seu nome na história do transporte de cargas com o propósito de tornar o planeta menos poluído e dependente do diesel”.
Leia também – Scania desponta no transporte a gás
André Leopoldo, CEO da Morada Logística, reafirma que o papel social da empresa vai além da prestação de serviço. ”Com mais de 500 equipamentos próprios e 60 milhões de quilômetros rodados por ano, entendemos a nossa responsabilidade e queremos contribuir com a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas. Investir em veículos menos poluentes está entre as nossas apostas de negócio”, explica .
No início de 2019, a Morada foi a primeira empresa a testar os caminhões Scania movidos a gás. De lá para cá, foram mais de 400 mil km rodados entre o interior de São Paulo e Santos, que ajudaram a validar os equipamentos, que hoje fazem parte da frota da companhia. O modelo escolhido para compor a nova frota de 30 unidades é o R 410 6×2, com carreta três eixos espaçados. Além dos equipamentos movidos a gás, a empresa também investiu recentemente na aquisição de caminhões elétricos, que hoje atuam em Campinas nas operações de carga fracionada.
Linha Scania a gás: seguros e viáveis
Com o processo de Governança implementado desde 2007 e constantes investimentos em capacitação da equipe, inovação e sustentabilidade, a Morada Logística vem demonstrando robustez ao mercado e apostando na expansão dos seus negócios. Desde 2020 vem realizando investimentos contínuos e aumentando gradativamente seu campo de atuação, ampliando ainda mais a sua oferta de serviços.
Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos.
A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.
Na sustentabilidade, a Scania tem um planejamento fundamentado nos pilares da eficiência energética, transporte inteligente e seguro e combustíveis alternativos e eletrificação. Além da conectividade que torna a gestão do cliente mais completa, com frotas eficientes e reduzindo custos e emissões de poluentes.
Para mais informações, clique aqui.