Dando continuidade aos investimentos com a soma de R$ 2,6 bilhões na sua operação industrial em São Bernardo do Campo (SP), a Scania anuncia o aporte de novos recursos na sua unidade fabril até 2024. O objetivo da injeção de recursos passa pelo processo de modernização da planta, lançamento de novos produtos e, também, o advento de uma nova matriz energética no país contribuindo para a mobilidade mais limpa.
O investimento dessa vez mostra que a empresa mira o breve futuro e chegará à casa de R$ 1,4 bilhão no período entre 2021 a 2024. “Nosso ritmo de investimento tem sido de R$ 100 milhões/ano, mas agora, para atender as necessidades das novas tendências ligadas ao mundo do transporte, precisamos elevar esse patamar”, conta Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America
O compromisso ambiental da empresa assim como a oferta de produtos modernos e sustentáveis são alguns dos desafios que a faz com que a Scania permaneça realizando investimentos permanentes. Entre as tarefas está a conquista de novos mercados para os veículos movidos a gás. “A produção de caminhões a gás em nossa planta, planejada para 2020, exemplifica o que reconhecemos como um investimento sustentável, ou seja, bom para os negócios e sociedade, e ao mesmo tempo de menor impacto para o meio ambiente”, completa.
Com os objetivos de ampliar as instalações destinadas às equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e melhorar sua logística, a montadora promoverá alterações no plano diretor da fábrica e vai criar uma unidade destinada exclusivamente para sustentabilidade. “Teremos um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e o nosso time de P&D está 100% focado na jornada de implementação de combustíveis alternativos na região, especificamente gás natural e biogás”, afirma.
Rota Sustentável
Neste contexto, a Scania vem promovendo parcerias de modo a divulgar as suas iniciativas no campo da sustentabilidade. A mais recente envolve uma produtora de suco de laranja e juntas realizam testes com um caminhão que pode ser abastecido com gás natural veicular (GNV) ou biogás. O modelo é da Nova Geração de Caminhões da marca. A demonstração levará um ano e a rota escolhida compreende os municípios de Matão e Santos, com o transporte de suco para a exportação.
Essa tecnologia é inédita na América Latina, e, também permite rodar com a mistura de ambos os combustíveis. “O caminhão movido a GNV/Biogás é mais uma exclusividade apresentada no Brasil. Trata-se de uma alternativa ao diesel, que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma significante redução de custos com combustível”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.