Dando continuidade nas suas soluções de transporte sustentável, a montadora sueca anuncia novos propulsores movidos biogás equipando sua linha de caminhões pesados. A Scania apresentou dois novos motores movidos a Biogás na IAA Transportation realizada em Hannover e, este lançamento está alinhado às ações da marca alicerçadas sempre no uso do gás. Os novos motores de 13 litros têm potência de 420 e 460cv, e atende a maior parte da demanda de energia do mercado Europeu, que incluem os caminhões para longas distâncias. Na oportunidade, a fabricante também exibiu novo trem de força Scania Super.
Em meio aos números compromissos no maior salão de Transportes da Europa, Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil, atendeu a imprensa, e falou sobre as novidades da empresa e as perspectivas para o segmento de transporte sustentável. “A feira está muito calcada na eletrificação com vistas alimentar o mercado europeu, que tem uma gama de subsídios e políticas de incentivos grande a aquisição desse tipo de veículo. Mesmo com esses incentivos para os elétricos, vemos muito potencial nos caminhões a gás que tem uma participação maior quando levado em consideração o volume total de venda”.
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O interesse pelo biometano, produzido localmente, para caminhões está aumentando rapidamente devido às iniciativas para descarbonizar o transporte rodoviário e abandonar o combustível fóssil. O biometano pode reduzir as emissões de CO2 em até 90%, considerando o processo do poço à roda. A combinação de motores potentes e soluções de tanques/cilindros que proporcionam autonomias mais longas do que antes e garante a todos os tipos de transportadores a oportunidade de escolher caminhões movidos pelo combustível mais sustentável.
Stefan Dorski, vice-presidente global sênior e diretor da Divisão de Caminhões da Scania, fala sobre a a rentabilidade que os caminhões a gás podem gerar para o operador. “As combinações de cavalo mecânico e carreta para uso em longa distância, com carga de 40 toneladas, agora podem ter alcances de até 1.400 km com biometano liquefeito em seus tanques”
Ele completa citando que o uso desse tipo de veículo está diretamente ligado ao crescimento da infraestrutura de abastecimento, proporcionando o transporte sustentável sem levar prejuízos aos operadores. “Como as redes de postos de abastecimento disponíveis também estão se expandindo rapidamente, os caminhões com motores a gás representam uma alternativa viável para os clientes que desejam eliminar gradualmente o uso de combustíveis fósseis e reduzir suas emissões de CO2”.
Os novos motores são baseados no motor a gás de 13 litros que a Scania já oferece em sua linha. Ao aumentar os níveis de potência de seus motores e prepará-los para futuras demandas, a Scania reforça sua intenção de aumentar sua participação de mercado no segmento de caminhões a gás, com foco na sustentabilidade.
Aliás, a questão da sustentabilidade aliada a programação financeira dos operadores é algo muito presente no discurso da marca e propagado por Munhoz, inclusive quando questionado sobre a realidade do transporte livre de carbono aqui no Brasil. “Esses novos cavalos de 420 e 460 cv chegarão ao Brasil em janeiro de 2023. O mercado de gás vai se desenvolver e isso vai contribuir para produção local do motor. Scania vai atender as exigências do Euro 6 e também do Euro 7 de forma a compensar a redução do consumo de combustível e, também compensar o custo adicional, gerando fluxo de caixa para o cliente fazer frente a esse custo inicial”.
Vale lembrar que os Caminhões equipados com motor a gás são um marco importante da adesão da Scania às suas metas com base na ciência, um compromisso da empresa de reduzir em 20% no geral as emissões de CO2 do uso de seus produtos até 2025, considerando 2015 como base. Segundo a Scania, a eletrificação e a redução do uso de motores a combustão não serão suficientes para atingir suas próprias metas, nem as estipuladas no Acordo de Paris. Portanto, todos os meios disponíveis para atingir esse objetivo devem ser usados.
Algumas características dos novos modelos
Os novos modelos a gás de 13 litros podem usar a caixa de câmbio automatizada Scania Opticruise G25, a mais recente lançada pela marca. Dessa forma, o motorista troca as marchas de maneira suave e dirige com conforto, em seleções rápidas e ininterruptas. O torque máximo dos novos motores a gás (veja a tabela abaixo) é muito próximo do diesel e, assim como estes, os propulsores a gás oferecem recursos substanciais de economia de combustível. Os novos motores podem ser adquiridos a partir do terceiro trimestre de 2023.
Em novembro de 2021, a Scania apresentou uma série de motores de 13 litros inovadores com capacidade para biocombustíveis e diesel. Foi feita uma promessa de marca de uma economia de combustível de 8% para longas distâncias usando os novos: trem de força, motores, câmbio Opticruise e eixos traseiros. Esse patamar desde então foi confirmado em vários testes feitos por jornalistas independentes na Europa.
A nova plataforma do motor oferece desempenho superior, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento.
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