Já avança para quase cinco meses que os alunos das redes de ensino Estadual, Municipal e Federal estão sem aulas em função da pandemia do novo coronavírus. Aliás, o ano letivo este ano há quem diga que está, praticamente, perdido. Pelo menos do ponto de vista da frequência às aulas, in loco. Muitas instituições aderiram as aulas “online” como forma de manter as atividades escolares.
Acontece que, em um país de dimensões gigantescas como o Brasil, com Estados e Cidades com investimento em educação, infinitamente, menor do que o ocorrido nas grandes cidades, muitos alunos não têm acesso à educação remota, e isso prejudica o desenvolvimento do mesmo.
Mas, como nem tudo pode parar, um lote de 168 ônibus escolares foi enviado para os municípios paulistas por meio do programa Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Os veículos doados pelo Governo do Estado de São Paulo serão utilizados para o transporte de estudantes em zonas rurais.
Esse é o último lote da licitação vencida pela Mercedes-Benz em 2018, para o fornecimento de 1600 ônibus escolares para os municípios das mais diversas regiões do Brasil. Esses novos veículos atendem às especificações do modelo Ônibus Rural Escolar – categoria médio, com capacidade para 44 alunos sentados, possuem suspensão dianteira e traseira adequadas as aplicações severas, o que garante mais conforto durante os deslocamentos e também itens de acessibilidade como porta larga e DPM (dispositivo de poltrona móvel), que permite acesso prático e seguro aos alunos que têm dificuldade de locomoção.
Para Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, os veículos vão promover a melhoria da mobilidade para os alunos tão logo as aulas sejam retomadas. “Os novos ônibus adquiridos pelo Estado de São Paulo vão assegurar elevado padrão de qualidade, conforto e segurança aos alunos, que muitas vezes enfrentam percursos que intercalam trechos de terra e asfalto”.