Novo bilhete eletrônico vai facilitar o deslocamento de quatro mil pessoas no Rio
Com a aprovação do Instituto Benjamin Constant, instituição referência no atendimento as pessoas com deficiência visual, a RioCard lançou a novidade que vai melhorar a mobilidade nas viagens do sistema de transporte público por ônibus da cidade do Rio de Janeiro: o cartão com impressão em braile.
Os passageiros com deficiência visual e beneficiários da gratuidade nos sistemas de transportes já podem receber o novo cartão. Com a sigla “RC” de RioCard impressa em braile, o bilhete eletrônico já está disponível para quatro mil usuários, que terão mais segurança no momento do embarcar nos ônibus.
A impressão em braile seguiu recomendações do Instituto Benjamin Constant, que já recebeu cerca de 100 cartões com o detalhe em alto relevo para facilitar a identificação.
De acordo com a gerente de Marketing e Relacionamento da RioCard, Melissa Sartori, as orientações do Instituto para a impressão dos novos cartões em braile foram fundamentais. “O renomado instituto, conhecido por oferecer ensino em braile para alunos com deficiência visual, nos auxiliou na decisão sobre que tipo de informação nós teríamos que colocar nos cartões. Fizemos também simulações com um modelo do cartão para ver se a leitura em braile estava correta”, afirmou.
Bancos também aderem a novidade
Para aquisição do novo cartão com impressão em braile, o titular do benefício precisa comparecer no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD) e apresentar o cartão antigo sem avarias, um documento de identificação com foto e um comprovante de residência.
Outras informações podem ser obtidas pelo titular do benefício ao acessar o site cartaoriocard.com.br/gratuidade e agendar a troca do antigo pelo novo cartão.
Não é somente o sistema de transporte que está aderindo aos cartões em braile. Em maio, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da câmara dos deputados aprovou proposta que garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber cartões bancários de débito e de crédito com as informações em braile.
O texto acrescenta as medidas à Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/00), que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.