O Prosper VLT, anunciado como primeiro produto da Marcopolo Rail, inicia nesta semana a operação dos testes de homologação. Lançado em dezembro de 2020, é fruto da parceria entre a divisão de negócios da Marcopolo para fabricação de produtos metro-ferroviários e a Giordani Turismo. Os testes serão realizados no mesmo trajeto onde já acontece o passeio da Maria Fumaça, no município de Bento Gonçalves.
A chegada do Prosper VLT à Estação está prevista para acontecer no próximo dia 9. Até meados de outubro, a Marcopolo Rail será a responsável pelos testes do veículo que serão realizados das 22h às 6h, no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. Petras Amaral, business head da Marcopolo Rail, explica as razões para a realização dessas viagens experimentais. “Os testes fazem parte das últimas etapas de homologação do VLT e visam assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados e instalados de acordo com os requisitos operacionais”, comenta.
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VLT não substituirá passeio com locomotiva histórica
O Prosper VLT é um veículo leve sobre trilhos de embarque em nível, desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Foi projetado com foco em baixo custo de implementação ou recuperação de sistemas existentes com custo operacional reduzido, aliados a design moderno e conforto. “Assim preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, competitivo aqui e, também, na América Latina”, comenta Amaral.
As viagens de Maria Fumaça – Trem do Vinho, um dos passeios mais procurados por turistas que visitam a Serra Gaúcha, vão seguir normalmente, sempre nos turnos da manhã e tarde, mesmo durante o período de testes. O Prosper VLT também será utilizado pela Giordani Turismo em um novo roteiro turístico na região, porém ainda sem data prevista para operação.
Flexibilidade é o sinônimo do novo veículo
Característica marcante no Prosper VLT é a sua flexibilidade quanto ao uso dos mais diversos tipos de energia. O modelo pode ser movido a diesel com baixo nível de emissões, bimodal (sistemas diesel e elétrico operando alternadamente), híbrida (com baterias ou capacitores) ou energia elétrica.
O Prosper VLT pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.
Dados técnicos
• Altura interna: 2.384 mm
• Largura interna: 2.700 mm
• Plataforma de embarque: 1,10m
• Posto para cadeirante: um em cada carro (0,8 m X 1,2 m);
• Número de portas: até 3 portas laterais de cada carro
• Saídas de emergência: 4
• Conformidade com as normas internacionais
• Interface em tempo real: rotas, mídia, GPS, ethernet, telas, etc.
• Capacidade de Passageiros por composição de quatro carros: Versão Urbana – 760 / Versão Intercidades – 280
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