Mercedes aproveita renovação da frota em Curitiba e negocia 60% do primeiro lote
A capital brasileira da mobilidade. Talvez essa pode ser a frase que caracteriza Curitiba. A cidade com boa qualidade de vida e pioneira na implantação de corredores exclusivos para ônibus, a cidade paranaense vem atravessando um momento de transição em sua mobilidade com a renovação de frota, em curso desde 2017, e com a novidade que prefeitura e Estado investirão na modernização da infraestrutura e operação melhorando anda mais os sistemas de deslocamentos para a população local.
Enquanto a verba pública não chega, a cidade vai recebendo a nova frota. Já são mais de 250 ônibus entregues de um total de 450 que entrarão em circulação até 2020. Desse lote inicial 160 veículos levam a assinatura Mercedes Benz. Neste lote, a montadora entregou cinco modelos, desde de veículos padron, mas destaca as oito unidades do superarticulado de 21 metros, desenvolvido especialmente para atender as especificações de operação local.
Para o diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes, Walter Barbosa, o volume negociado é expressivo, merece ser celebrado principalmente por ser em Curitiba, uma cidade reconhecida pela valorização da mobilidade urbana. “Ganhamos ampla preferência nesse processo, participando de forma marcante de um sistema de transporte coletivo urbano que é referência para grandes cidades no País e no mundo”, afirma.
Sistema precisa de melhorias
Com ampla participação de mercado, a montadora se consolida em Curitiba destacando o superarticulado de 21 metros que entram em operação este mês e tem capacidade para transportar até 165 passageiros dentro das características de operação da cidade. A chegada desse modelo a cidade é resultado de um programa de demonstrações que a Mercedes estabeleceu com os operadores da cidade que resultou na aquisição de seis ônibus pela viação Cidade Sorriso. Outros dois ônibus deste mesmo modelo foram para a Auto Viação Redentor.
Ângelo Gulin Neto, diretor da Auto Viação Redentor, cita que a renovação de frota é apenas o primeiro movimento para reestruturação do sistema de mobilidade de Curitiba, que vem onerando os operadores principalmente em função da evasão de passageiros. “Transportamos 730 mil pessoas diariamente e precisamos diminuir a perda de receitas. Hoje precisamos melhorar nosso sistema de pagamento por exemplo. O sistema é caro e precisa ser modernizado, como as estações” – finalizou.
Veja os novos ônibus em circulação – clique aqui