Atenção total as tendências de mercado. Assim a Mercedes tem atuado e pretende estabelecer um novo momento no transporte de passageiros. A marca acaba de ampliar o seu portfólio de produtos com a chegada do ônibus Super Padron O 500 R, maior da categoria 4×2 no segmento urbano no Brasil. O chassi foi desenvolvido para carrocerias de até 14 metros.
Como argumento, a Mercedes aponta a existência de uma lacuna, que hoje é ocupada com veículos 6×2 de 15 metros, já atendidos por concorrentes. Entretanto, quem conhece um pouco da operação para esse tipo de veículo no transporte de passageiros, sabe que, em alguns corredores, que hoje utilizam ônibus articulados e muitos já necessitando de renovação, pode muito bem serem substituídos por veículos menores, porém altamente eficientes do ponto de vista operacional.
Leia também – Bodas de ouro para a Mercedes no Brasil
Vale lembrar que, em 2021, alguns corredores que foram construídos pelo país, chegam ao décimo ano de operação. Mesmo com os operadores passando por um período crítico de finanças, a renovação de frota por ônibus menores, pode ser a alternativa encontrada e, pensando neste cenário é que a Mercedes percebe a possibilidade e admite que o produto é altamente adequado para operações em vias segregadas.
O novo Super Padron O 500 R 1830 4×2 é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, como, por exemplo, as capitais estaduais Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Curitiba, além de outras grandes cidades. Para Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da marca, o novo ônibus atende a as tendências de mercado, sem deixar perder eficiência operacional e viagens confortáveis e seguras aos passageiros. “Ponto importante é que o Super Padron fornece a mesma comodidade, acessibilidade e segurança que os nossos ônibus articulados. Ele pode operar na mesma rota sem diminuir o nível de conforto para os usuários” – explica.
Ainda de acordo com o Barbosa, a Mercedes-Benz já vinha trabalhando no desenvolvimento de um chassi de ônibus urbano que se posicionasse entre o O 500 M 4×2 para carrocerias de até 13,2 metros e o articulado O 500 MA 6×2 de 18 metros, no intuito de ampliar o portfólio de produtos. “A queda no volume de passageiros do transporte coletivo, causada pela pandemia, nos levou a antecipar o lançamento e à necessidade das empresas por um modelo que possa operar de acordo com a demanda atual de passageiros” – finaliza.
Para mais informações, clique aqui.