No ano em que a Volkswagen completa 30 anos do lançamento do primeiro Volksbus, o (16.180) a empresa apresenta para o mercado a sua linha de ônibus, totalmente renovada e dentro das conformidades das regras do Proconve P8. Os veículos apresentam uma série de novidades que tendem a oferecer tanto para o operador, quanto para motoristas e passageiros atributos capazes de tornar as viagens bem agradáveis e mais econômicas.
Para os operadores, os veículos apresentam 5% de economia no consumo de combustível em relação aos modelos da geração anterior. De acordo com a marca, o pacote tecnológico inserido nos veículos, proporcionam maior segurança nas viagens, além de dar mais conforto para os condutores. Mas, as novidades não param por aí. Desde o início da fabricação dos primeiros chassis, ainda em 1993, já são aproximadamente, 180 mil modelos Volksbus em circulação, em mais de 30 países onde e Volkswagen está presente. Por aqui, desse volume, 27 mil foram destinados ao Programa Caminho da Escola.
Além da linha renovada, a empresa apresenta também o protótipo do ônibus elétrico, o E-volksbus. Como fica difícil imaginar a eletrificação tomando conta de toda a frota circulante em curto espaço de tempo, a Volkswagen vê na utilização do HVO uma alternativa interessante para o futuro, logo que, “existe a possibilidade de expansão no uso desse combustível no país e, isso acontecendo não vai requerer mudanças técnicas nos veículos, cita o vice-presidente de Engenharia da Volkswagen, Rodrigo Chaves”.
Todos esses esforços da marca visam oferecer aos clientes, uma diversa gama de produtos, que esteja adequada a todo tipo de requsitos legais, mas sem deixar de lado a rentabilidade do operador. Uma prova disso, são as primeiras 500 unidades dos novos ônibus que serão entregues nos próximos meses para diversos clientes pelo país. Isso mostra que, ainda de forma lenta, o mercado mostra a tendência de crescimento na encomenda de ônibus e, para a Volkswagen, esse cenário tem sido animador já que a empresa registrou um crescimento de mais de 100 % nos emplacamentos de ônibus nos primeiros quatro meses do ano, em relação ao mesmo período de 2022.
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Para atender as demandas, a Volkswagen tem oito novos modelos, que se desdobram em mais de 50 variações para atender diferentes aplicações, com configurações especiais para operação em terrenos rurais ou para garantir maior conforto com suspensão pneumática. Outro fator que diferencia a linha é o entre eixo adaptado à necessidade de transporte do cliente. O mais novo integrante dessa linha é o Volksbus 8.180, micro ônibus com capacidade de transporte de até 25 passageiros.
Conheça um pouco mais da linha Volksbus:
8.180/R – Disponível nas versões rural, urbano, fretamento e escolar. Está equipado com motor ISF 3.8L, quatro cilindros de 180 cv e com transmissão manual de seis velocidades. Pode rodar com carrocerias de até 8 metros, transportando até 25 passageiros.
9.180/ S – Equipado com motor ISF, quatro cilindros, 180 cv com transmissão manual de seis velocidades e também está disponível na versão com suspensão pneumática (S). Pode receber carrocerias de até 10 metros, transportando a partir de 20 passageiros sentados na versão urbana.
11.180/ R/ S – Possui motor ISF, quatro cilindros, 180 cv com transmissão manual de seis velocidades e é ofertado na versão rural (R) e com suspensão pneumática (S). Recebe carrocerias de até 11 metros, levando a partir de 38 passageiros sentados na versão fretamento.
15.210/ R/ S – Apresenta motor dianteiro D08, quatro cilindros, 210 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades e está disponível na versão rural (R) e com suspensão pneumática (S). Pode rodar com carrocerias de até 12 metros, podendo transportar até 38 passageiros sentados na versão urbana.
17.230/ S – Este chassi é impulsionado pelo motor dianteiro D08, quatro cilindros, 230 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades e também está disponível na versão com suspensão pneumática (S). Recebe carrocerias de até 13,6 metros e transporta até 42 passageiros sentados na versão urbana.
17.260/ S – Possui motor dianteiro D08, seis cilindros, 260 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades e também está disponível na versão com suspensão pneumática (S). Suas carrocerias têm até 13,6 metros para até 48 passageiros sentados na versão fretamento.
18.320 SL – Conta com suspensão pneumática controlada eletronicamente, piso baixo, com acessibilidade para aplicações urbanas. Está equipado com motor D08, seis cilindros, 320 cv e transmissão automática de oito velocidades. Pode receber carrocerias urbanas de até 14 metros, conduzindo até 40 passageiros sentados.
18.320 SH – Chassi de piso alto, conta com suspensão pneumática controlada eletronicamente, equipado com motor D08, seis cilindros, 320 cv e transmissão automática de oito velocidades. Recebe carrocerias de até 14 metros, transportando até 50 passageiros sentados nas versões fretamento e rodoviárias.
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