Novo sistema de transporte de passageiros da Guatemala vai receber 30 ônibus que serão utilizados na operação entre Santa Catarina Pinula e a capital guatemalteca. O Transpinula, nome do serviço de transporte público coletivo da cidade. O corredor reduzirá o tempo de deslocamento entre as duas cidades, proporcionando maior fluidez, segurança e qualidade de vida para os passageiros.
Os ônibus têm tempero nacional com a parceria entre Volvo e Marcopolo e tendem a melhorar o modelo de deslocamento entre as cidades. Com 12 quilômetros, o novo corredor é o primeiro do Transpinula. Santa Catarina Pinula tem cerca de 80 mil habitantes e fica ao lado da capital, na fronteira sudeste. Este novo corredor integrará Santa Catarina à linha 13 do Transmetro, sistema de transporte massivo da Cidade da Guatemala, responsável pela mobilidade de 400 mil passageiros por dia.
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A comercialização dos 30 novos veículos para o Transpinula se soma a vendas recentes da montadora de Curitiba para cidades da Guatemala. Em setembro, já tinha sido vendidos 20 articulados modelo B340M. Com as novas entregas, a Volvo somará 146 ônibus em operação no BRT integrado da capital do país, com uma participação de 58% na frota de veículos pesados da cidade, uma das maiores metrópoles da América Central.
Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina ressalta a participação da empresa no fomento e consolidação de sistemas de mobilidade em países como a Guatemala. “A inauguração do corredor é o primeiro passo para um novo sistema de transporte na cidade. Fornecer os ônibus com exclusividade e participar do começo dessa transformação é muito relevante para a marca que tem longa tradição e experiência em sistemas integrados de transporte”.
Conforto e segurança
Se, pelo lado da montadora há motivos de celebração, a Marcopolo, encarroçador dos ônibus também vê com bons olhos essa entrada no mercado da Guatemala, como ressalta o diretor de Operações Internacionais e Comerciais, André Vidal Armaganijan. “representa a primeira venda da Marcopolo para esta cidade da Guatemala e reforça a nossa presença na América Central. As exportações foram prejudicadas pela pandemia no ano passado e seguem em ritmo abaixo dos volumes históricos, mas acreditamos que, gradativamente, vamos retomar as vendas para as Américas de forma geral e África” – comentou.
Os chassis Volvo são do modelo B270F, com motor de 270 cv e alto torque, o que garante alto desempenho mesmo com grande quantidade de passageiros. A carroceria Torino da Marcopolo permite o transporte de 62 pessoas, 33 delas sentadas. Os ônibus possuem câmeras de monitoramento interno e externo, sistema inteligente de renovação do ar, dentre vários outros itens de biossegurança.
O segmento de urbanos gerou uma receita líquida total de R$ 1,4 bilhão para a Marcopolo em 2020, sendo R$ 978,9 milhões oriundos do mercado externo. No Brasil, a participação da Marcopolo no mercado de urbanos cresceu 14,8 pontos percentuais em relação a 2019. A companhia manteve a liderança, com 52,7% de participação no mercado nacional no ano passado.
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