Cargas, Passageiros, Trilhos

Ministério da Infraestrutura assina Acordo

acordo de cooperação M. Instraestrutura

O Ministério da Infraestrutura por meio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, juntamente com a ANPTrilhos, Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, assinaram no último de 14, em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica que vai permitir viabilizar novas formas de negócio envolvendo o transporte ferroviário de passageiros, com regularidade e segurança em território nacional.

Com o acordo serão articulados esforços para a implementação de medidas para a capacitação dos servidores do Ministério da Infraestrutura e das entidades vinculadas, o compartilhamento de informações, estudos, projetos e dados entre os membros; a produção de material para divulgação da parceria e projetos de desenvolvimento conjuntos em assuntos relacionados ao transporte ferroviário. Além disso, será viabilizado o apoio técnico para elaboração do documento norteador da Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros e do Plano de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros.

Ministério da Infraestrutura - trilhos

Novos projetos para o modal podem sair do papel

A diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, classificou o ato como sendo importante para o desenvolvimento da política nacional de transportes. “Esse acordo de cooperação é um marco para o transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil e temos certeza de que, essa política nacional vai incentivar os investimentos nas conexões inter-regionais, contribuindo para estimular toda a cadeia econômica desse segmento no Brasil.

O secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, explicou que o governo progrediu nas renovações das concessões de ferrovias de carga e quer avançar também no transporte de passageiros. Costa explicou que a malha ferroviária brasileira possui mais de 10 mil quilômetros ociosos ou com baixa utilização para o transporte de carga. “Essa malha poderá ser usada eventualmente para o transporte de passageiros, inclusive em rotas turísticas. Desta forma, estamos elaborando um plano robusto e moderno para identificar os principais corredores de ferrovias e viabilizar economicamente sua operação. Estamos planejando uma política de estado para gerar benefícios para a sociedade”, finalizou.

Leia também:

Projetos de VLT começam a sair do papel

ANPTrilhos assina Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Infraestrutura

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *