A BYD vai fornecer 1.002 ônibus elétricos para a cidade de Bogotá, capital colombiana. A licitação do governo local foi aberta para o fornecimento de todo tipo de tecnologia veicular. Entretanto, e sabido que o a cidade vem adotando de maneira gradativa, medidas restritivas às emissões de carbono. Por se tratar de ônibus 100% amigáveis do ponto de vista ambiental, a BYD terá a responsabilidade de fornecer esse volume de veículos, sendo o maior pedido realizado fora do território Chinês, estabelecendo um novo patamar para as vendas da empresa no exterior
A Autoridade de Transporte Público da Cidade de Bogotá – Transmilênio S.A. – lançou uma licitação pública para 1.295 ônibus à diesel, GNV e tecnologias elétricas em agosto de 2020. Três dos parceiros estratégicos globais da BYD adotaram as soluções integradas de ônibus elétricos da BYD e venceram a licitação, totalizando 1.002 ônibus 100% elétricos.
A BYD fará parceria com indústrias locais como a Superpolo e a Busscar, para concepção das carrocerias. Este lote de ônibus está programado para ser entregue até o final do primeiro semestre de 2022, e será colocado em operação em cinco regiões da capital, num total de 34 rotas, proporcionando à população uma mobilidade eficiente e livre de emissões.
Operação também em outras cidades colombianas
De acordo com a Transmilênio S.A., os ônibus reduzirão a emissão de 83.433 toneladas de CO2 e de 9,63 toneladas de material particulado por ano em comparação com ônibus a diesel que atendem aos padrões de emissão europeus de quinta geração ao no período de concessão de 15 anos. Essa medida vai melhorar a qualidade do ar e aumentará capacidade da Colômbia atender as metas relativas às mudanças climáticas.
Além de Bogotá a BYD possui veículos também em operadores de Medellín, Cali e em outras cidades. Atualmente, a empresa acumula 1.550 pedidos de ônibus 100% elétricos na Colômbia, liderando processo de expansão da mobilidade elétrica na Colômbia e na América Latina.
A presidente da BYD Motors, Stella Li, trata como marco o fato de a empresa ter vencido esse processo de licitação porque “o pedido de mais de 1.000 ônibus marca um novo começo, que promoverá, efetivamente, o rápido desenvolvimento do transporte verde na América Latina e a próxima era da eletrificação global de ônibus”. Para Stella, pensando no processo de eletrificação da mobilidade de forma global, a BYD vai continuar a contribuir de maneira significativa nos próximos anos.
Para mais informações, clique aqui.
Leia também: BYD opera fábrica de baterias no Brasil