Ao completar 65 anos no Brasil, a Mercedes embarca na eletromobilidade e, dá mais um passo para seguir as tendências modernas do transporte de passageiros. A empresas promoveu o lançamento do seu mais novo chassi para ônibus. Trata-se do eO500 U. O primeiro modelo destinado para ônibus elétricos da marca.
De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes, a chegada o eO500U ao mercado representa um marco para a empresa por ser um modelo desenvolvido no Brasil, pensado para as condições operacionais das cidades brasileiras e “que define o posicionamento estratégico da empresa diante do cenário da eletromobilidade” – declarou.
Leia também – Grande Vitória recebe novos ônibus
Apesar de ser um produto inicialmente concebido para a realidade nacional, o eO500U, também vai cruzar fronteiras e mares. Para Leoncini, o novo chassi é um produto a ser exportado para diversos países. ” O segmento de ônibus urbano está sintonizado com as mega tendências de mobilidade e sustentabilidade ambiental. O eO500U é um produto do Brasil para o mundo e será exportado para América latina, países da Europa e Oceania” completou.
Investimento de R$ 100 milhões no modelo
Para que os benefícios dessa nova tecnologia sejam de fato sentidos pela cadeia da mobilidade urbana, é necessário que sejam realizados investimentos no desenvolvimento social e econômico das cidades, de modo que essas preparem a infraestrutura adequada para a operação desse tipo de veículo. “De nossa parte, destinamos cerca de R$ 100 milhões ao projeto do eO500U, dentro do atual ciclo de investimentos que soma R$ 2,4 bilhões no Brasil, de 2018 a 2022”, informa Karl Deppen, presidente da Mercedes Benz.
Deppen demonstra confiança mesmo sabendo da complexidade dos sistemas de mobilidade urbana do país. “Estou confiante que, juntos, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade brasileira, apoiados na experiência que temos em outros mercados”.
O Chassi
O eO500u é um modelo de chassi 4×4, padron, piso baixo destinado a carrocerias de até 13,2m. É o ônibus elétrico que apresenta a maior autonomia desse tipo de veículo. São 250 quilômetros com uma carga completa. O modelo vem equipado de série com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia, além de novo painel de instrumentos que apresenta informações dos motores, dos sistemas eletrônicos e baterias que levam três horas para serem carregadas.
Para Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes explica que a chegada do eO500U representa um avanço na gestão do transporte. É uma solução que reforça o compromisso da marca em oferecer um produto sustentável para a mobilidade urbana aliada a eficiência tecnológica e econômica para os gestores do transporte coletivo.
Consultoria dedicada
A chegada do novo eO500U no mercado esta prevista para 2022. Além no chassi, a Mercedes prepara também uma série de serviços capazes de promover o aproveitamento integral do veículo. A gama de serviços incluirá uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte no que se refere ao funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão desse tipo de frota. “Na entrada dos clientes na era da eletromobilidade, daremos todo o suporte necessário para que eles trabalhem com total segurança em sua operação e em seus negócios – finaliza Leoncini”
Para mais informações, clique aqui.