Enquanto a Fenatran não chega, os olhos dos transportadores se voltaram para a IAA Transportation, maior feira do universo do transporte em todo o planeta. Caminhões, ônibus, implementos além de outros equipamentos estiveram expostos movimentando a cidade localizada no norte da Alemanha. E, nessa oportunidade, após o cancelamento da edição de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus, a palavra de ordem é a eletrificação dos modais. Com a Mercedes Benz não foi diferente. A empresa apresentou sua linha de caminhões elétricos, voltados para atender os mais diversos segmentos.
O destaque da Daimler Truck na feira é o caminhão pesado elétrico à bateria de longa distância Mercedes-Benz eActros, apresentado ao público pela primeira vez. O eActros tem autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma única carga de bateria e deve começar a ser comercializado no início de 2024.
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Diretamente de Hannover, Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz, falou sobre os lançamentos da marca e como a empresa tem atuado para consolidar eletromobilidade no território brasileiro. Trata-se de um caminhão que será possível recarregar de 20 a 80% em 30 apenas minutos. É um cavalo mecânico de 42 toneladas 3 eixos e semi reboque. A comercialização desse modelo na Europa começará no início de 2024. Além disso, temos o Eactros 300 – com autonomia de 300 km – 40 toneladas 6×2 para distribuição urbana e, também, o Eactros 400.
Conforme mencionado pelo executivo, Outra inovação apresentada é o Mercedes-Benz eActros 300 elétrico à bateria em versão cavalo mecânico para transporte de distribuição de carga pesada flexível. Além disso, a Daimler Truck anunciou o Mercedes-Benz eAtego elétrico à bateria para o segmento Médio. Como outro destaque, a fabricante está apresentando no IAA o Next Generation eCanter, da FUSO, caminhão elétrico à bateria para serviço Leve – comemorando sua estreia europeia no IAA Transportation apenas duas semanas após sua estreia mundial.
A política de incentivos para aquisição de veículos ambientalmente amigáveis, faz com que exista uma estmativa para que até 2030, os veículos comerciais neutros em CO2 representem até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da União Europeia. Tal previsão gera perspetiva positiva entre os executivos da marca como Martin Daum, CEO da Daimler Truck, que alerta para o desenvolvimento de toda a cadeia contando com a participação de diversos entes. “Desde o último IAA, há quatro anos, avançamos a toda velocidade com a transição para o transporte neutro em CO2. Este ano, já contamos com oito veículos de produção em série totalmente elétricos à bateria em nosso portfólio. No entanto, não basta oferecer os veículos certos. Nossos clientes também precisam da infraestrutura adequada. Estamos trabalhando ativamente em uma ampla variedade de níveis. Para um crescimento rápido, é essencial que toda a indústria e os governos se unam”.
Já Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks afirma que o trabalho da empresa visa a oferta das melhores alternativas para os clientes tendo foco total no desempenho dos produtos. “Estamos continuamente expandindo nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria. Nosso foco é oferecer vantagens claras aos nossos clientes. Portanto, nossos caminhões elétricos são projetados especificamente para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade”.
A Mercedes também aproveitou essa edição da IAA Transportation, para abrir as perspectivas sobre o uso do hidrogênio como propulsão de parte dos seus caminhões num futuro breve. Alguns protótipos já estão passando por testes e, a intenção da marca é, ainda na metade desta década, apresentar de forma definitiva o Mercedes-Benz GenH2 Truck, veículo que deve ter uma autonomia de até 1000 quilômetros, contribuindo ainda mais no processo de descarbonização do transporte.
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