Os veículos seminovos e usados estão em alta. A inflação, a crise dos semicondutores e a fila de espera nas fábricas e concessionárias por carros novos são fatores que tem contribuído para o aumento das negociações de veículos de segunda mão, com uma escalada de preços que não se via desde os anos 1980. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO), de janeiro a junho deste ano, foram comercializados mais de cinco milhões de automóveis incluindo os comerciais leves no Brasil.
Para mostrar como este mercado está aquecido, o mês de julho registrou melhor resultado nas transações desde o início da série histórica da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2003. Uma das consequências dessa demanda é o surgimento de plataformas de venda para o segmento, com direito a estreia da Kavak com R$ 2,5Bi, a aquisição da Volanty pela Creditas, e o investimento de R$ 155 milhões na Instacarro.
Leia também – Volvo expande seu negócio de peças para o instagram
Rodrigo Dal Bello, CEO do Autoconf, ressalta que mesmo diante de um cenário desafiador, o momento é de novos investimentos e, diante da forte concorrência, é preciso oferecer a melhor experiência possível para os clientes. Nesse contexto, não é fácil ser uma revendedora automotiva digital. “A tendência é que haja aumento de plataformas digitais para a comercialização desses veículos, as quais têm atraído investidores e colocado recursos para conquistar brasileiros interessados em vender ou comprar um usado ou seminovo”, salienta.
Para consolidar a confiança no consumidor, as plataformas precisam estar bem preparadas para atuarem nesse novo modelo de compra e venda de veículos, de modo a garantir a segurança das transações. Afinal de contas são grandes volumes de informação, integração de setores, pré-venda, análise de cada veículo, anúncios em sites, controle financeiro, estoque, atendimento ao cliente e pós-venda são só algumas das muitas tarefas da área. E, óbvio: gerir tudo isso, com excelência e acompanhando um mercado que não para de crescer, exige um perfil bem dinâmico por parte dos administradores do negócio.
O Autoconf é uma startup, que estreia no mercado, trabalha a gestão de venda de veículos voltada para lojas e revendedoras de veículos seminovos e usados e funciona como uma espécie de “e-commerce para carros”, cujo foco é atender o anseio do lojista e do cliente final, com direito à prevenção contra fraudes e golpes e a possibilidade de pagamento do bem pela internet.
Para mais informações, clique aqui.