A Marcopolo S.A. e a Aeromovel Brasil S. A, empresa dedicada ao fornecimento de projeto e implementação de sistemas de mobilidade urbana, participam juntas, entre os dias 19 e 21 de março, da NT Expo 2019, principal evento da América do Sul voltado para a cadeia do setor metro ferroviário. As duas companhias vão apresentar a tecnologia do sistema e o veículo Aeromóvel Geração 6, fruto de desenvolvimento conjunto para o segmento de APMs (Automated People Movers).
Segundo Petras Amaral, head de Inovação da Marcopolo S.A., o foco da empresa nos últimos anos tem sido atuar em diferentes segmentos de transporte e mobilidade nos quais a expertise da fabricante possa agregar valor ao produto, a chamada diversificação relacionada. “Para isso, em 2015 firmamos essa parceria, com o objetivo de acelerar a evolução técnica do sistema, tanto para o mercado nacional quanto internacional”, explica o executivo.
Já Marcus Coester, CEO da Aeromovel Brasil, explica que a tecnologia do sistema é sustentável, eficiente e consolidada. “A partir dos resultados operacionais da linha do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, abriram-se diversas perspectivas internacionais para aplicações em mobilidade, utilizando a tecnologia. A parceria com a Marcopolo trouxe um novo patamar aos veículos, agregando à sua experiência internacional, capacidade produtiva e expertise de fabricação no mercado de mobilidade, o que resultou em um produto de altíssima qualidade”.
A tecnologia do sistema vem sendo reconhecida e patenteada em diversos países no mundo, sendo sua alta eficiência, segurança e sustentabilidade ambiental, comprovadas. A empresa possui uma linha em Jacarta – Indonésia, que já transportou mais de 25 milhões de passageiros ao longo de quase três décadas de operação
Desde 2013, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) opera dois veículos do Aeromóvel, totalmente automatizados, em um sistema de shuttle aeroportuário, tendo transportado de mais de 5 milhões de passageiros, com disponibilidade média superior a 99,7%. A empresa ainda possui mais de 100 projetos em diferentes estágios, em diversos países.