Buscar a sustentabilidade, proporcionar mais economia de combustível, diminuir as emissões de gases de Efeito Estufa, e melhorar a rentabilidade e eficiência dos clientes. Talvez esses sejam os objetivos que a Scania busque ao lançar o se Acelerador Inteligente, um opcional que eleva a 20% a economia de combustível da nova geração de caminhões em comparação à gama anterior.
O equipamento é um aliado importante para apoiar a Scania no cumprimento da meta de reduzir, de forma contínua, as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025. Caminhões equipados com o acessório já estão disponíveis para compra na rede de concessionárias e serão entregues a partir de agosto.
Leia também – Scania prevê crescimento no mercado de ônibus
A economia de combustível tão badalada pela marca é alcançada em função de algumas características dos caminhões como o motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa da cabine (2%), inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise (2%), Scania Actcruise (3%) e os 5% do Acelerador Inteligente. O Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, foi introduzido na linha 2020/2021 como item de série. O dispositivo atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.
Os resultados propiciados pela introdução do acelerador inteligente foram comprovados em testes de campo realizados com clientes em várias condições e operações distintas, nas principais aplicações rodoviárias. Foram utilizados caminhões com carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração como 6×4 e 6×2, no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros.
O acelerador inteligente contribui para a empresa cumprir a meta de reduzir em 20% as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025, de acordo com o compromisso firmado com o Science Based Target, um comitê global que estipula indicadores de redução de emissão de gases do efeito estufa. “A economia de diesel é essencial para a saúde financeira das empresas de transporte, além de contribuir significativamente com o planeta e a sociedade ao reduzir as emissões de gases poluentes”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
Para mais informações, clique aqui.