Geral

Iveco Tector se apresenta para coleta de resíduos

Tector

Importante nicho do mercado de caminhões, o de coleta de resíduos, ganha uma nova opção para quem trabalha no setor. Trata-se do IVECO Tector Auto-Shift Coletor. O caminhão se destaca por ser o único da categoria com transmissão automatizada. O novo câmbio foi desenvolvido e testado com clientes na operação real recebendo uma série de reforços e modificações pensando na robustez necessária para esta severa missão.

Tector iveco interna

Iveco quer explorar os bons resultados dos testes de campo para alavancar vendas

Dentre as modificações, destaque para o garfo de acionamento da embreagem mais robusto, platô de embreagem específico para a missão coleta, caixa planetária reforçadas com arruelas de bronze para maior durabilidade e novos materiais de engrenagem aumentando a força do conjunto. Todas essas adequações garantem durabilidade e confiabilidade para essa nova transmissão automatizada. O sistema é composto por 10 velocidades, que proporciona cerca de 20% de redução de consumo de combustível na operação se comparado à transmissão automática, e tem 12 funções, sendo quatro exclusivas da marca.

Leia também – Coleta de resíduos sem poluição e pouco barulho

Bernardo Pereira, diretor de Marketing da IVECO para a América do Sul, destaca a representatividade do segmento de coleta para o mercado de transportes, para a sociedade e para a sustentabilidade. “Nossa estratégia é nos aproximarmos de nichos de mercado com esse perfil, vocacional, para conquistarmos espaço nessas áreas. Um bom exemplo disso é a transmissão Auto-Shift que foi projetada para atender as peculiaridades da operação de coleta de resíduos com robustez”.

O IVECO Tector Auto-Shift Coletor é equipado com o motor NEF n67, da FPT Industrial, com 300cv e 1.050Nm de torque. Disponível em duas configurações de entre-eixos, para aplicações 4×2 e 6×2. O modelo nasceu ‘na rua’, na análise do dia a dia de empresas de coleta e manejo de resíduos, observando as peculiaridades e as demandas desse tipo de cliente. Foram mais de 30 mil horas de testes e reuniões com gestores de frota, motoristas e mecânicos que atuam com coleta urbana. Com base nisso, a marca desenvolveu o modelo a partir de um produto que já era vencedor, o Tector, que tem versões entre 9 e 31 toneladas e se destaca pela robustez e versatilidade de utilização no mercado.

Destaque ainda para o eixo traseiro reforçado, para o sistema de freio, que teve incremento de potência, e para as molas reforçadas, que garantem maior durabilidade da suspensão. Para complementar, o novo para-choque curto permite um ângulo de ataque maior e melhora o acesso às áreas acidentadas. Jordão ressalta que o Tector Auto-Shift Coletor está preparado para atender ao mercado de coleta de resíduos com capacidade para implementos de 15 a 19 metros cúbicos sendo este último na versão 6×2 pusher.

O IVECO Tector Auto-Shift Coletor vem equipado de série com vidros elétricos, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista pneumático, além dos itens de segurança como controle de tração e hill-holder. O ar-condicionado e rádio são itens opcionais.

Para mais informações, clique aqui.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *