O conceito do carbono zero levou a Iveco a mostrar uma gama de produtos, durante a IAA Transportation 2022, realizada em Hannover, na Alemanha. Com isso, a montadora pretende dar um salto em busca do transporte sustentável.
As três marcas do grupo IVECO, IVECO BUS e FPT Industrial apresentaram inovações que mostram a estratégia da marca para oferecer diferentes soluções para cada aplicação de transporte, o que permite ampliar o leque de clientes, assim ocmo atender aqueles que ja fazem parte da carteira da empresa e assim, conseguir manter o compromisso de atingir zero carbono até 2040.
Leia também – Iveco Bus apresenta ônibus de alta biocontenção
Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco, esteve em Hannover e deu alguns detalhes desses novos produtos que a empresa apresentou em primeira mão nessa edição da Feira. “A grande novidade é uma joint-venture (Iveco Nikola) para produção de veículos elétricos em larga escala (1 versão Fuel Cell – 5 tanques de hidrogênio – 6×2) com autonomia que varia de 500 a 800 quilômetros”.
Mas não para por aí. Além dos caminhões elétricos, um dos maiores sucessos de venda da marca, a Daily também foi apresentada com algumas inovações. “No segmento dos veículos leves, está sendo lançada a nova eDAILY, e também foi apresentado o protótipo do veículo elétrico movido a célula de combustível eDAILY, alimentado pelo sistema de célula de combustível da Hyundai” outra parceria importante estabelecida pelo grupo.
Alternativas para diversas aplicações
Para Barion, essas inovações devem demorar um pouco a fazer parte da realidade do sistema de transporte no Brasil, mas trata-se de um caminho sem volta. Pensar no hidrogênio por enquanto é muito restrito e caro. Trata-se de uma tecnologia do futuro. É preciso definir autonomia e o abastecimento que ainda não se dá para calcular. No caso do transporte a gás é possível idealizar o uso desse tipo de veículo no Brasil assim como a Daily elétrica. “Lançada a onda de transição para o mercado brasileiro (robustez) tem a composição do produto que para a parte estrutural está ok mais ainda precisa de algumas adaptações”.
A mobilidade sustentável também é foco importante para IVECO BUS e para a FPT Industrial. A IVECO BUS apresenta as suas soluções de transporte de passageiros com emissões zero com o novo E-WAY, versão mais atual do ônibus urbano 100% elétrico, semelhante ao que esteve em exibição no stand da marca durante a Latbus. Já a FPT Industrial revela três estreias mundiais: um motor multicombustível capaz de funcionar com gás natural, hidrogênio ou misturas de ambos, uma nova geração de eixos eletrônicos para veículos comerciais médios e pesados e uma nova bateria para ônibus.
Gerrit Marx, CEO do Iveco Group, faz um rápido balanço do papel exercido pela marca diante dos desafios de proporcionar um transporte mais sustentável. “O Iveco Group está em movimento e ciente que temos um papel importante no futuro da mobilidade. Oferecemos uma ampla gama de veículos comerciais movidos por uma mistura inteligente de o combustíveis renováveis, bem como propulsões elétricas de bateria e célula de combustível, permitindo que nossos clientes operem com sucesso”.
A Iveco aposta que o mercado que não vai se concentrar em uma única tecnologia para substituir o diesel em busca do transporte aero carbono. Isso não apenas por razões técnicas óbvias, mas também pela necessidade de causar impacto, encontrar novas alternativas, e evitar a dependência geopolítica de recursos vinculados a uma única fonte.
Para mais informações, clique aqui.