A empresa Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein (VHH) GmbH, operadora de serviços de transporte público de Hamburgo, na Alemanha, encomendou 95 ônibus eCitaro (modelo padron) e eCitaro G (articulado) da Mercedes-Benz. O primeiro dos ônibus totalmente elétricos e livre de emissões locais está previsto para ser entregue no final deste ano, enquanto que outras unidades serão entregues na primeira metade de 2024.
A VHH já dispõe de 37 eCitaros e eCitaro G em uso. Os primeiros veículos entraram em operação em 2020, logo após a introdução dos modelos na produção em série. Juntamente com essa nova encomenda, o número sobe para um total de 132 ônibus totalmente elétricos de piso baixo que levarão a estrela na frota da VHH.
Hannover recebe ônibus eCitaro articulados
Lorenz Kasch, diretor administrativo da VHH, operador local, fala do compromisso da empresa com a mobilidade zero emissões. “Uma das questões mais importantes para o futuro é a mobilidade elétrica. Desde 2020, a VHH só tem adquirido ônibus elétricos para Hamburgo. Estamos abrindo novos horizontes e estamos felizes de podermos contar com esses veículos. Muito progresso já foi feito, especialmente em termos de autonomia e disponibilidade”.
Mirko Sgodda, chefe de Vendas Marketing e Serviços ao Cliente da Daimler Buses, celebra as encomendas do novos veículos. “Hamburgo é uma das capitais europeias mais adequadas para o nosso eCitaro. Gostaríamos de agradecer a VHH pela confiança que depositam em nosso produto, resultado que pode ser visto pela encomenda de grande porte que fizeram”.
Recursos tecnológicos de segurança e conforto dos ônibus eCitaro da Mercedes-Benz se destacam no mercado
A encomenda atual consiste em 47 ônibus eCitaro Mercedes-Benz de três portas e 48 veículos eCitaro G articulados. Os modelos apresentam a mais recente tecnologia de baterias NMC3 de alta performance, com uma capacidade energética de 490 kWh para o ônibus padron e de 588 kWh para o ônibus articulado, garantindo uma autonomia que dispensa recargas intermediárias. Os ônibus são carregados nas garagens da empresa. As tomadas de recarga à esquerda ou à direita, na altura do alojamento da roda dianteira, garantem alto grau de flexibilidade na garagem.
Contribuição do operador com a cidade
A Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH opera 170 rotas distribuídas pela região metropolitana de Hamburgo. Com mais de 2.300 funcionários e cerca de 670 ônibus em 17 locais diferentes, a VHH é a segunda maior empresa de transportes locais do norte da Alemanha. Os veículos cobrem cerca de 34 milhões de quilômetros por ano em Hamburgo e na cidade de Schleswig-Holstein, transportando cerca de 62 milhões de passageiros. A espinha dorsal da frota é o Citaro da Mercedes-Benz com baixas emissões e o eCitaro, ônibus totalmente elétrico livre de emissões locais.
Com a marca elexity, a VHH está reunindo todos os aspectos da mobilidade sustentável que vão desde a infraestrutura nas garagens até os funcionários especialmente treinados e veículos que funcionam com 100% de eletricidade ecologicamente correta. Desde 2020, a VHH tem adquirido somente ônibus livres de emissões locais para uso na área urbana de Hamburgo. O objetivo é converter a frota de veículos da VHH em unidades livre de emissões ao máximo possível até a década de 2030.
eCitaro é referência para o eO500U da Mercedes-Benz Brasil
Consolidado na Europa, o ônibus eCitaro totalmente elétrico é referência para o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz do Brasil, modelo que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.
O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.
De acordo com o Walter Barbosa, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Walter Barbosa.
Os concessionários Mercedes-Benz estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.
Para mais informações, clique aqui.