Geral

Fretamento dá as cartas no transporte por ônibus

Fretamento comporte

O Grupo Comporte acaba de adquirir 70 novos ônibus para serviço de fretamento. São 50 unidades Mercedes OF 1621 e 20 do chassi O 500 RS, que serão utilizados pela Viação Piracicabana para o transporte de funcionários das empresas da região do ABC Paulista. Os veículos já estão prontos para operação e devem iniciar as rotas já neste mês de junho.

O grupo é um tradicional cliente da Mercedes Benz e, em 2020 adquiriu mais de 600 veículos entre ônibus e vans Sprinter, todos destinados para o serviço de fretamento. Diretor da companhia, Joaquim Constantino, fala sobre as aquisições e a constante renovação da frota. “Só em 2021, já renovamos mais de 350 veículos da marca.Com uma parceria de longa data, seguimos mantendo um excelente relacionamento com a Mercedes”.

Leia também – Minas Gerais recebe 101 ônibus para fretamento

Tem sido normal aqui no portal falar que o setor de fretamento tem dado um pouco de alento para o transporte de passageiros. Isso mostra que o segmento da infraestrutura dá sinais de retomada econômica e, por isso tem demandado esse tipo de serviço. Uma preocupação dos transportadores diz respeito aos protocolos de segurança e as restrições de mobilidade impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Em função disso, as empresas tem investido em frota nova, de modo a atender novos contratos e ás demandas geradas por esse circulo virtuoso, contrariando o momento delicado da indústria do ônibus. Por isso, o mercado tem recorrido as fabricantes para adquirir novos veículos. O diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes, Walter Barbosa fala sobre esse período e a importância do relacionamento da indústria com o clientes. “Apesar do momento desafiador da economia, em função da pandemia, atendemos o Grupo Comporte, que compra veículos da Mercedes todos os anos. Isso comprova que o ônibus mantem sua importância para a mobilidade.

Neste lote são 70 unidades sendo 50 unidades do modelo OF 1621 e 20 do chassi O 500 RS. O primeiro foi desenvolvido especificamente para fretamento contínuo, como aqueles de transporte de funcionários para empresas e indústrias. O modelo pode receber carroçaria de até 12,55 metros de comprimento, permitindo a montagem de até 48 assentos para passageiros mais DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) oferecendo acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Setor impulsiona as vendas

Ao término dos quatro primeiros meses do ano, o fretamento segue com bons números. Foram mais de 640 ônibus emplacados, número maior do que o dobro em relação às mais de 290 unidades do mesmo período do ano passado. As razões são conhecidas como medidas de segurança em relação à Covid-19, o aumentar o número de ônibus para reduzir a quantidade de pessoas por veículo, garantindo dessa forma distanciamento dos funcionários.

Neste período, a Mercedes-Benz liderou as vendas de ônibus para fretamento no país. No total foram emplacadas 376 unidades, mais do que o dobro das 145 unidades durante o mesmo período de 2020. Isso representa 59% de participação da marca no segmento de fretamento.

Para mais informações, clique aqui.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *