Aumento do número de participantes e vendas consolidam o evento como um dos mais importantes do transporte no mundo
A 22ª edição da FENATRAN – Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas – atraiu mais de 60 mil visitantes entre os dias 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo. De acordo com a organização do evento, neste período foram gerados R$ 8.5 bilhões em oportunidades de negócios. Em relação a última edição houve crescimento de 24% em relação no número de visitantes e duas vezes mais oportunidades geradas. Este ano, mais de 450 marcas participaram do evento representando toda a cadeia do transporte de carga sobre rodas.
A recém finalizada FENATRAN ficará marcada pela alta tecnologia apresentada e discussões sobre sustentabilidade e novas formas de propulsão. Nos estandes, foram encontrados lançamentos de diversos tipos de veículos, entre eles, caminhões elétricos, a gás natural e hidrogênio, entre as fontes alternativas, e recursos eletrônicos de condução semi-autônoma, além de novidade nas áreas de rastreamento, telemetria e serviços que que visam a maior eficiência operacional do transporte.
O evento deste ano contou com rodadas de negócios gerando mais de R$ 82 milhões em vendas em apenas duas manhãs. Participaram das mesas, transportadoras, indústria de alimentos, distribuidores, importadores e profissionais de logística dispostos a realizarem negócios com os expositores totalizando 150 reuniões.
O presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Carlos Moraes, a Fenatran 2019 foi o marco da retomada do setor. “Registramos muitos visitantes ao longo dos dias da feira e o clima foi positivo. Fomos informados que algumas associadas precisaram trazer mais vendedores para os estandes e outras bateram a meta para o ano. Esta é uma informação fantástica, pois não existe compra de veículos comerciais se não há uma boa expectativa com a economia do país. O evento mostrou que os responsáveis por carregar grande parte do PIB do Brasil estão confiantes e otimistas para o futuro”, comentou Moraes.
Transporte sustentável é a tendência
Pelo Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, estimou terminar sua participação na feira com mais de R$ 1 bilhão em negócios, somando-se a venda de caminhões, planos de manutenção e serviços financeiros, como seguros e consórcio. “Esperamos atingir mais um recorde de vendas, com o maior volume de negócios já alcançado pela Volvo”
O diretor comercial da Scania, Silvio Munhoz, também endossa o discurso otimista e disse que as vendas superaram a expectativa e a capacidade de receber os clientes foi atingida. “Apresentamos os caminhões a gás, com abertura de vendas no primeiro dia e conseguimos mais de dez vendas. Isso significa que podemos afirmar que o caminhão a gás é sim viável para o Brasil. Nossa ideia é liderar os sistemas de transportes mais sustentáveis. Na área de serviços foi sucesso, mais de mil programas de manutenção, e o que comprova que a solução completa da marca em produto, serviço e a alternativa financeira são o ideal para o cliente, finalizou Munhoz.