A Bridgestone registrou aumento recorde na reforma de pneus em relação a 2021. A alta no processo foi de 9% quando comparada a 2021. A empresa contabilizou mais de 7 milhões de recapagens na América do Norte e prevê um crescimento contínuo este ano. Esse volume é resultante do investimento de US$ 60 milhões na fábrica de bandas de rodagem localizada no Texas, este realizado, justamente, para aumentar a capacidade produtiva da unidade.
No Brasil, a Bridgestone Bandag possui duas fábricas (Campinas-SP e Mafra-SC), e conta com mais de 115 recapadores credenciados distribuídos pelos estados brasileiros. Ano passado, a empresa registrou mais de 1,8 milhão de carcaças recapadas superando em 6% nas vendas do serviço, em relação a 2021. Para 2023, existe a expectativa de permanecer na escala evolutiva graças a investimentos que chegam a praticamente R$ 70 milhões em suas plantas.
Leia também – Continental investe e expande produção
A recapagem é uma alternativa considerável que prolonga o tempo de utilização do pneu de carga e diminui custos operacionais de empresários e empreendedores. Se realizado por um revendedor credenciado, o pneu de carga reformado pode rodar igual ou mais do que um pneu novo e com 1/3 do valor original. Além disso, motoristas e frotistas adeptos à recapagem contribuem para uma economia circular reduzindo o impacto ambiental dos pneus em fim de vida útil.
Otimização de custos e sustentabilidade
No mercado norte-americano onde o segmento de recapagens e mais consolidado, além de gerar resultados para as empresas, proporcionou melhorias ambientas significativas e, que podem muito bem ser replicadas pelos quatro cantos do país. Entre as melhorias, destacam-se 105 milhões de galões de óleo economizados,.
132 mil toneladas de resíduos de aterros sanitários evitados, 93 mil toneladas de resíduos de pneus, além de 5,6 bilhões de KwH de energia economizada, o que equivale a alimentar 500.000 casas nos EUA por um ano inteiro.
Por aqui, a unidade de Campinas registrou uma economia de 930.600 litros de petróleo e 18.600 toneladas de borracha deixaram de ir para aterro. Marcos Aoki, Diretor Comercial da Bridgestone no Brasil, explica os ganhos para operadores e institucional com toda a cadeia da recapagem. “Cada vez mais a recapagem de pneus se torna essencial para motoristas, frotistas e para o meio ambiente. Ela proporciona o mesmo desempenho confiável dos pneus, e auxilia na redução do custo por quilômetro” .
Através do processo de fabricação patenteado da Bandag, manteve cerca de 300 milhões de pneus fora do fluxo de resíduos e economizou mais de 4 bilhões de galões de óleo ao longo dos anos. A integração vertical da Bandag com a Bridgestone ajudou a reduzir os desafios da cadeia de abastecimento durante a pandemia da COVID-19 e além dela.
Para mais informações, clique aqui.