A Enel X Brasil iniciou em novembro a operação dos seus primeiros ônibus elétricos no país. A empresa é parceira da Prefeitura do Rio no programa Verão Verde, que vem oferecendo passeios turísticos gratuitos percorrendo atrações culturais do bairro de Madureira, na Zona Norte da capital. Trata-se dos primeiros ônibus elétricos a circularem pela cidade maravilhosa.
Carlos Eduardo Cardoso, diretor da Enel X, fala dos objetivos da empresa com a iniciativa alicerçada pela experiência adquirida em países da América do Sul como Chile e Colômbia. “A Enel X é líder em mobilidade elétrica na América Latina e colaborou para a transição energética da frota em Santiago e Bogotá. Participar desse marco no Rio de Janeiro é algo a se reparar. Essa é uma demonstração do nosso modelo de negócios. Promover a descarbonização dos centros urbanos, trazendo benefícios para toda a sociedade”.
Leia também – Mercedes embarca na era da eletromobilidade
O passeio cultural percorre 10km em aproximadamente 60 minutos, visitando locais como o Mercadão de Madureira e as escolas de samba Portela e Império Serrano. O início e o fim do trajeto são na Arena Carioca Fernando Torres, em uma das entradas do Parque Madureira. As viagens acontecem sempre aos sábados e domingos e, quem quiser participar, pode se inscrever no site da prefeitura.
Ganho ambiental
A Enel X foi escolhida para o projeto após convocação pública realizada pela Prefeitura e será responsável pela operação, manutenção e custo de recarga da frota que integra o programa. Ao todo, serão quatro veículos em operação, entre elétricos e a gás. A Enel X será responsável pela instalação da infraestrutura de recarga para os ônibus, além da seleção e treinamento dos condutores dos veículos. Cada ônibus 100% elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo (Considerando 72.000 km rodados/ano).
Soluções em mobilidade elétrica
A empresa é responsável por cerca de 50% dos ônibus elétricos na Colômbia, Peru e Chile. No Brasil, a companhia chega para incentivar a mobilidade elétrica nas principais cidades do país. A Enel X quer trazer ao Brasil uma experiência integrada, tendo como principais entregas os ônibus elétricos e infraestrutura de recarga, em parceria com grandes montadoras. A empresa busca promover a transição energética da mobilidade urbana e ações sustentáveis que garantam mais qualidade de vida para moradores e empresas de cidades inteligentes.
Detentor da segunda maior frota de ônibus do mundo, o Brasil é um mercado promissor, que possui cerca de 4.800 veículos eletrificados licenciados. O segmento apresenta crescimento médio de 34% ao ano. No primeiro trimestre de 2020, este aumento foi três vezes maior do que no mesmo período de 2019, chegando a 221% de acréscimo.
Para mais informações, clique aqui.
crédito da foto – Beth Santos – Prefeitura do Rio