A Uber lançou a campanha “O peso do seu carro”. Por meio de um teste online disponível em pesodoseucarro.com.br, é possível estimar o quanto o carro particular “pesa” na vida das pessoas. Com mais de 1 bilhão de viagens realizadas no Brasil, a empresa estima que, que cada vez mais pessoas estão interessadas em ter uma alternativa ao carro particular. O objetivo da campanha é ilustrar, de uma maneira leve e divertida, os gastos necessários para manter um veículo e chamar a atenção para alternativas de mobilidade.
A metodologia aplicada no teste considera diferentes variáveis como o valor do carro, a distância percorrida diariamente, gastos com manutenção, seguro, IPVA e combustível, além de aspectos emocionais, como a preocupação em encontrar uma vaga ou ficar preso no trânsito. No Brasil, uma pesquisa recente apontou que o morador da capital paulista que usa o carro com frequência fica mais de 3 horas por dia no trânsito. Se estiver dirigindo, significa gastar quase 50 dias por ano em congestionamentos, o que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Como estímulo a realização do teste, os usuários que fizerem o calculo do “peso” do carro e utilizarem a Uber pelo menos uma vez até o dia 15 de setembro concorrem a um ano de viagens grátis. O regulamento completo pode ser acessado em pesodoseucarro.com.br/promocao