Eletromobilidade começa a ganhar mercado
A discussão sobre a mudança gradual da matriz energética no transporte e o advento da eletromobilidade no Brasil parece que, definitivamente, vai ganhando atores importantes. Várias fábricas começam a explorar esse nicho, que, promete ser bastante atrativo em um futuro breve. A contribuição para o meio ambiente, a redução das emissões de carbono e outros poluentes, além dos custos operacionais são alguns dos apelos que mostram que, a novidade veio para ficar.
Para entrar neste mercado promissor, a JAC promoveu o lançamento de dois veículos elétricos, no último dia 18, em São Paulo. São o caminhão iEV 1200T e a picape cabine dupla iEV330P. Agora, qual será o motivo pelo qual a marca optou por apresentar dois modelos elétricos? A resposta quem dá, é o diretor presidente da JAC Motors do Brasil, Sergio Habib. “Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos seriamente numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. A ideia é chacoalhar o mercado e instantaneamente dar várias opções de compras em segmentos diversificados”, explica.
O apelo ambiental pode ser visto como um importante argumento para quem optar por esse tipo de veículo. Entretanto, estudos apontam que, apesar do custo de aquisição desse tipo de veículo ser maior, durante o período de operação, o mesmo se dilui em função das baixas despesas com manutenção e combustíveis.
A eletromobilidade é uma solução definitiva e chega como uma das medidas de preservação ao meio ambiente, o que de modo geral envolve toda a sociedade. Assim, cabe a indústria oferecer produtos de preferência com emissão zero. Talvez por isso, a JAC se antecipa no mercado nacional e apresenta os dois modelos destinados ao mercado corporativo. A empresa iniciou seus estudos em 2008 e, está na sétima geração de seus “iEV´s” (Intelligent Electric Vehicle).
Os modelos
A picape iEV330P tem autonomia para rodar até 320 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 21 kWh por 100 km, significando menor custo por km rodado do mundo. Para recarregá-la por completo, considerando o custo médio de R$ 0,55 por kW, o cliente desembolsará R$ 37. Comparada aos modelos existentes e equipados com motor diesel, o custo para obtenção da mesma autonomia seria de aproximadamente duzentos reais.
Já o caminhão iEV1200T transporta até quatro toneladas de carga útil, pode percorrer diariamente, até 250 quilômetros. De acordo com a marca, para operar em sua autonomia total o custo chega a 0,26 centavos por quilômetro. Comparado com modelos da mesma categoria, o iEV 1200T se destaca pois apresenta custo baixo, enquanto os veículos a diesel precisariam de 247 reais para conseguir o mesmo desempenho.
Recarregar as baterias não é problema
Na hora de recarregar as baterias de iEV1200T, a carga lenta em corrente alternada (obtida através de um carregador wallbox de 7,4 kW) será de 8 horas de 20 a 100%. Como se trata de um veículo que se destina a empresas, as instalações elétricas das mesmas costumam adotar a opção de carregamento rápido em corrente contínua (obtida através de um carregador de 40 kW) e, neste caso, o tempo de recarga tende a ser de apenas 1h30.
Primeiros clientes já aprovam o uso do caminhão elétrico
Desde abril, a empresa já vendeu mais de 100 unidades do iEV1200T. As entregas serão feitas até fevereiro de 2021. Entre as empresas que já adotaram o conceito da eletromobilidade estão a Porto Seguro, a Pepsi Foods e a CPFL energia, que já apresentam bons resultados operacionais. “Tenho grande expectativa pelo iEV1200T. Recebemos dezenas de consultas de frotistas e empresas, que querem de qualquer modo reduzir a emissão de CO2 e outros poluentes de suas frotas”, resume Habib.
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Fotos: Gustavo Queiroz / Divulgação JAC