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Curitiba demonstra ônibus movido a GNV

GNV Curitiba ônibus

Um veículo 100% movido a GNV passa a rodar em período de testes por 30 dias na cidade. Iniciativa tem parceria com a Companhia Paranaense de gás. A ação faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana sustentável e tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo durante o período testes. A Companhia Paranaense de Gás(Compagas), a Urbs e a Prefeitura de Curitiba, juntamente com a Scania, começou no último dia 17, uma demonstração com o ônibus no transporte coletivo da capital paranaense.

O veículo fará a linha Cabral/Portão que transporta mais de 10 mil pessoas por dia útil, em uma frota de 12 ônibus, que percorrem 26 quilômetros de itinerário. O ônibus a gás se somará a essa frota. O veículo movido 100% a gás, fabricado pela Scania, já vinha sendo testado na Região Metropolitana de Curitiba. “Escolhemos uma linha com grande movimento para esse teste que permitirá que a Urbs verifique indicadores de eficiência do modelo movido a gás natural e também a redução de poluentes”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba)

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Segundo a Compagas, o GNV é menos poluente que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE). Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%.

De acordo com o presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr, o uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madri (Espanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Bogotá (Colômbia). “A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas”, explicou Lamastra.

O otimismo com a iniciativa é grande. Tanto que a Compagás e a Scania formalizaram uma parceria durante a participação das empresas no 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que acontece em Foz do Iguaçu. Na oportunidade, as empresas ressaltaram a importância do trabalho conjunto para a implantação de ações que fomentem o uso do gás para o transporte pesado, incluindo ônibus e caminhões, e a estruturação de corredores sustentáveis, dotados de rede de abastecimento, para que esses veículos possam operar em toda malha com combustível mais eficiente.

Scania de olho no mercado

Os operadores de linhas urbanas no Paraná são de grande interesse para a Scania e a demonstração do veículo servirá para comprovar as vantagens da solução a GNV. “Temos certeza que estes resultados serão de interesse comum a todas as empresas que atuam no transporte de passageiros da cidade”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Realizar mais uma demonstração do ônibus urbano a gás em nossa região é um grande privilégio para reforçar que esta solução, além de sustentável, é extremamente viável. A eletrificação do transporte é um caminho, mas sabemos que ainda não é acessível, por isto podemos explorar e aproveitar outras opções, como o veículo a gás. O Paraná é um Estado marcado pelo compromisso, seriedade, muito trabalho e inovação”, diz Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região.

O õnibus que ganha as ruas de Curitiba é do modelo K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Está equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. Tem motor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a GNV e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Neste momento, é o ideal para o ‘Aqui e Agora’, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.

A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.

Para mais informações, clique aqui.

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