Promover a mobilidade segura pode ser considerada uma das premissas da Volvo que aposta na conectividade de seus veículos para alcançar tal objetivo. Na verdade, o uso da inteligência cresce e a marca celebra mais de 100 mil caminhões, ônibus e equipamentos de construção conectados na América Latina. São aproximadamente, 103 mil unidades conectadas no continente e, no mundo, a Volvo lidera o segmento de transporte pesado com mais de 1 milhão de unidades equipadas com dispositivos inteligentes
A gerente de Conectividade da Volvo, Deise Kindinger, explica os benefícios que este recurso proporciona para as operações logísticas, para o transporte de passageiros e, também, para a construção de modo geral. “Usando as informações coletadas, basicamente conseguimos criar serviços e soluções que fazem o mundo de transporte mais seguro e eficiente. É um marco importante que traz muitos avanços para todo o setor”.
Consideram-se conectados os veículos equipados com módulo de comunicação operando e trocando dados com a plataforma de conectividade. A Volvo investe fortemente em novas tecnologias para o uso inteligente de dados com o objetivo de melhorar a operação de transporte de cargas, passageiros e de materiais. Entre os benefícios estão maior produtividade, redução do custo operacional, mais segurança e menos emissões de poluentes.
Em caminhões, por exemplo, a manutenção inteligente ganha adeptos com a utilização da telemetria para programar antecipadamente a parada dos veículos nas concessionárias. A partir da inteligência de dados é possível oferecer agendamento de horários, separar peças, reservar box na oficina diminuindo o tempo de parada do veículo. É um recurso importante, pois paradas inesperadas tem maior custo para o frotista ou autônomo.
Trânsito mais seguro com a redução de acidentes
Outros recursos disponíveis são o sistema de gerenciamento de caminhões que permite o acompanhamento da performance de motorista por meio do uso de smartphones ou outro dispositivo conectado à internet, assim como a possibilidade de interação entre os condutores e a central Volvo para diagnosticar eventuais falhas nos veículos.
Já no segmento ônibus, a busca contínua pela excelência e reduzir a zero os acidentes com os veículos da marca, faz do controle de velocidade Volvo um grande trunfo. Como o próprio nome diz, a ferramenta preconiza pela segurança das viagens em trechos críticos, podendo reduzir a velocidade em áreas urbanas ou com restrições de trânsito, como nas imediações de escolas e hospitais, e também, em curvas perigosas e trechos de serra.
Esse tipo de tecnologia funciona criando “cercas eletrônicas virtuais” que identificam em tempo real quando o ônibus se aproxima de pontos pré-definidos. A velocidade é então limitada de acordo com o gestor do sistema, impedindo dessa forma que o ônibus ultrapasse os valores previamente determinados. “Aplicado com sucesso nos ônibus biarticulados em Curitiba e Bogotá, o sistema reduziu colisões já no ano seguinte à sua ativação”, atesta Vinicius Gaensly, gerente global de conectividade da Volvo Buses.
Leia também: Itu recebe a maior concessonária Volvo
Para mais informações, acesse.