Em 2021, de cada dez caminhões vendidos e destinados a entregas urbanas no Brasil, cinco foram da marca Volkswagen. Os modelos Delivery e Constellation fabricados em Resende (RJ) representaram um volume de 12.328 unidades, ou 52% dos licenciamentos nos segmentos leve e médio, segundo divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA. No segmento de comerciais leves chassi-cabine de 3 a 3,5 toneladas, o VW Delivery Express+ obteve a primeira colocação, com 3.545 unidades e uma fatia de 22,6%.
Leia também – e-Delivery desembarca no mercado internacional
Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus se mostra satisfeito com os resultados da montadora no mercado brasileiro de caminhões, que, mesmo tendo atravessado um período de crise no último trimestre, onde a falta de insumos prejudicou as empresas, mesmo assim, o executivo enxerga motivos para louvar os feitos da marca. “Estamos honrados pela preferência dos clientes, que também fizeram do VW Delivery 11.180 o caminhão médio mais vendido no mercado brasileiro, com 5.837 unidades. E muito satisfeitos ao vermos o VW Constellation 24.280 no topo do ranking de modelos semipesados, com 4.116 unidades licenciadas”, comemora .
Liderança brasileira
Apresentada pela primeira vez em 2005, a linha de caminhões Delivery, com sua segunda geração lançada em 2017, conquistou mercados não apenas no Brasil, mas nos três continentes em que é vendido. Recentemente, a montadora foi ainda mais longe e colocou à venda o e-Delivery, primeiro caminhão 100% desenvolvido e produzido no país. Já a família Constellation, lançada também em 2005, rapidamente conquistou a preferência dos transportadores em diversos nichos de mercado.
A Anfavea confirmou a posição da montadora localizada em Resende, nas vendas de caminhões com o licenciamento de 37.462 veículos da marca VW. Tal volume representa um crescimento de 46,4% em relação ao ano anterior, e a participação no mercado de aproximadamente 30%. No mercado de ônibus, a Volkswagen Caminhões e Ônibus fechou o ano na vice-liderança, com 3.695 chassis Volksbus registrados, o que significa 26,3% do total licenciado, que foi de 14.100 ônibus.
Para mais informações, clique aqui.