Divulgados os números de emplacamentos do mês, a Mercedes-Benz foi a marca que mais vendeu caminhões leves no Brasil nos primeiros quatro meses do ano. No acumulado de janeiro a abril, foram entregues mais de 2.000 unidades, sendo 1.957 modelos da linha Accelo, o que resulta em cerca de 60% de participação num mercado total próximo de 3.400 unidades.
Nesse período, o Accelo 1016, liderou as vendas com 1.141 unidades no segmento de leves. A outra versão, o Accelo 815 teve 815 unidades emplacadas, e neste balanço ocupou a terceira posição no total geral da categoria. Esses veículos tiveram capilaridade pelos quatro cantos do país. A região Sudeste foi a que mais demandou os caminhões Accelo nesses quatro meses, com 893 unidades. Em seguida vieram o Sul, com 443 veículos, e o Nordeste que totalizou 415 unidades.
Leia também – São Paulo recebe vacinas em caminhões VW
Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil explica que esse resultado representa um volume 50% maior do que em 2020. Entretanto, é necessário levar em consideração que já se vivia o período da pandemia. Alguns setores precisaram se reinventar e modificaram a sua atuação então demandaram mais veículos como mostra o executivo. “Distribuição urbana, VUC, comércio eletrônico, transporte de bebidas e setor hortifrutigranjeiro puxam as vendas de leves no País No entanto, a versatilidade do Accelo torna nossos caminhões indicados também para mais aplicações, como carga seca, baú frigorífico, isotérmico e de alumínio, plataforma de autossocorro e outros”.
O volume deve ser considerado, porque a categoria de caminhões leves é muito competitiva, com um universo diversificado de clientes, desde os que focam no preço do caminhão, e outros que fazem gestão de frota, com análise mais apurada dos custos operacionais, investindo em tecnologias que tragam mais economia, conforto e segurança.
Destaque na distribuição urbana
Ao analisar a característica desse tipo de operador, Ari mostra que a Mercedes tem atendido aos diversos mercados. “Nossa linha Accelo tem produtos para cada perfil, seja com modelos básicos ou mais completos, e até veículos equipados com com câmbio automatizado, cabina estendida, tanque auxiliar de 150 litros e vários outros itens”.
Os caminhões leves da linha Accelo apresentam versatilidade para o transporte de cargas. São três versões com PBT distintos 8.3, 9.6 e 13 toneladas, esse último já do segmento médio. Possuem motorização robusta resultando em operações seguras mesmo em condições pesadas como na distribuição urbana e circulação de bairros, e também apresenta bom desempenho em curtas distâncias sejam elas rodoviárias ou rurais.
Para mais informações, clique aqui.