São cinco décadas de muitas histórias. Desde o primeiro modelo de chassis comercializado pela Mercedes, em 1971 no Brasil, a marca vem colecionando recordes com a produção de ônibus com motor frontal. Esse tipo de veículo consagrou toda uma linha de produtos que contempla o transporte urbano, rodoviário, fretamento e, também, escolar.
Neste período, mais de 250 mil modelos já foram emplacados no mercado brasileiro, o que significa mais de 5.000 unidades por ano. Com volume superior a 99.000 unidades emplacadas, o chassi OF 1721 é o campeão de vendas do segmento no País.
Este modelo teve sua primeira versão comercializada entre 1998 e 2004, sendo campeão de vendas em todos os anos. Entre 2005 e 2011, com a entrada em vigor da norma Euro 3 no Brasil, ele foi substituído pelo OF 1722. A partir daí, já na atual versão Euro 5, voltou a receber a denominação anterior, mantendo à liderança nas vendas no Brasil.
Leia Também – São Paulo tem 2500 ônibus eficientes
Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes fala da liderança da empresa no segmento de ônibus, e a importância da atuação da marca junto aos clientes, que ajudaram a consolidar essa posição no mercado. “Graças ao seu sucesso junto aos clientes, a linha OF sempre deu grande contribuição para a nossa tradicional e histórica liderança de mercado no segmento de ônibus, que se repete há 64 anos no País” – ressalta
Juntamente com o caminhão L 312, a Mercedes-Benz do Brasil começou a produzir o chassi de ônibus LP 312 já na inauguração da fábrica, em São Bernardo do Campo em meados da década de 50. Assim, em 2021, a empresa completará 65 anos de atividades no país como líder de vendas e de inovação tecnológica em veículos comerciais.
Baixo custo operacional é o segredo
O portfólio atual da linha de ônibus com motores dianteiros da marca inclui os modelos 1519 urbano e escolar, 1621 para operações de fretamento além dos conhecidos 1721 e 1724 podendo ser utilizados nas mais diversas aplicações como urbano, rodoviário e fretamento, ambos com versões de suspensão metálica ou pneumática.
Todos esses modelos assim como demais chassis de ônibus da marca, são reconhecidos no mercado pela robustez e resistência, bem como ótimo nível de segurança que oferecem aos usuários e ao motorista. Destacam-se também pelo reduzido consumo de combustível e pelo baixo custo de manutenção para as empresas de transporte.
Para mais informações, clique aqui.