Volvo testa veículos elétricos em Singapura.
Os primeiros ônibus de 12 metros, totalmente, autônomos do mundo, os veículos são também 100% elétricos. As avaliações serão conduzidas como fruto da parceria entre a Volvo Buses, a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU) e a Land Transport Authority (LTA). Os ônibus passarão por testes preliminares no campus da universidade para somente depois circular em vias públicas.
Testes com ônibus autônomos vêm se tornado uma tendência mundial e, trata-se de uma aposta das principais fabricantes de veículos ao redor do planeta, que acreditam na modernização da matriz de deslocamentos nas cidades. Já existem estudos que apontam para a melhoria da fluidez em grandes metrópoles, com a adoção deste tipo de veículo. Recentemente, cidades como Amsterdã, na Holanda, e Berlin, na Alemanha também realizaram testes com ônibus autônomos.
Os veículos da montadora sueca transportam até 85 passageiros e são equipados com sensores e controles de navegação gerenciados por sistema de inteligência artificial (IA). Para segurança e confiabilidade máxima, o mesmo é protegido com medidas de segurança cibernética que evita invasões e acessos inesperados.
As próximas etapas passam pelos testes operacionais nas ruas do campus da universidade que, depois devem estender a rota. Esta é a primeira aplicação autônoma da empresa em transporte público fora da Suécia.
Para o presidente da Volvo Buses, Håkan Agnevall, os testes com o ônibus autônomo mostram como a indústria pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, aliando conceitos de modernidade e segurança. “O ônibus elétrico com tecnologia autônoma representa um passo importante para nossa visão de cidades mais limpas, seguras e inteligentes. A jornada rumo à plena autonomia é, sem dúvida, complexa. Nossa parceria com a NTU e a LTA é fundamental para concretizar essa visão, assim como nosso compromisso de manter a segurança em primeiro lugar”.
Tecnologia avançada
O veículo tem sensores de detecção e alcance de luz (LIDARS), câmeras 360 graus e um sistema avançado de navegação global por satélite que utiliza cinemática em tempo real. Ele funciona como qualquer sistema de posicionamento global (GPS) e usa várias fontes de dados para fornecer de forma precisa a localização. Graças a tecnologia empregada é possível verificar o deslocamento lateral e angular do ônibus que permite o maior controle de navegação do veículo ao passar por terrenos irregulares, garantindo um percurso suave e preciso.
Veja como foi o lançamento do programa de testes e o depoimento do presidente da Volvo. Clique aqui.