Destaques, Passageiros

Sexteto de ouro

Scania estreia no mercado brasileiro de ônibus biarticulados com venda de seis unidades para Curitiba

Que Curitiba é a cidade brasileira com boa qualidade de vida ninguém duvida. Que também é um município que ao longo dos anos investe em mobilidade urbana não é novidade. A capital paranaense implantou os primeiros corredores de ônibus do mundo virando referência para outras cidades pelos quatro cantos do planeta foi palco da primeira entrega de ônibus biarticulados da Scania. A montadora que já tem grande tradição neste segmento em outros países finalmente faz a sua estreia no mercado nacional.

Os ônibus foram entregues em comemoração ao aniversário da cidade

A montadora aproveitou a oportunidade face ao processo de renovação de frota que prevê a entrada de 450 novos ônibus na capital do Paraná até 2020 e, após um programa de demonstração com a viação Cidade Sorriso, consolidou a comercialização de seis modelos que, entrando em operação podem retirar mais de 100 carros de circulação diariamente. Os veículos podem transportar até 250 passageiros e já estão em conformidade com as especificações operacionais locais.

Os biarticulados da marca encontram-se, devidamente, homologados pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da capital paranaense e estão prontos para iniciar atividade. “A Urbs é uma das mais exigentes em termos de homologação no Brasil. Estamos orgulhosos por fazer parte da renovação da frota de Curitiba. Queremos continuar participando deste movimento”, salienta Silvio Munhoz, diretor comercial da marca.

Subsídios em pauta

Um dos fatores preponderantes para realização do negócio foi a aproximação que a Scania fez com a viação Cidade Sorriso. Foram sete meses de testes operacionais com a comprovação de menor consumo de combustível em relação à concorrência, o que facilitou a decisão dos diretores da empresa. “As demonstrações que realizamos com o biarticulado apresentaram ótimos resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível credibilidade”, diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso.

O sistema de ônibus da cidade paranaense é responsável pelo transporte de 730 mil pessoas diariamente e, os novos biarticulados trafegam exclusivamente no sistema de canaletas do BRT percorrendo as linhas Norte e Sul, Leste-Oeste, além do eixo Boqueirão e linha verde.

Além da renovação da frota, Curitiba se prepara para incrementar o seu sistema de mobilidade. Durante a apresentação dos novos ônibus, Gulin, anunciou que o prefeito Rafael Grecca e também o governo do Estado do Paraná, se comprometeram a injetar recursos para melhoria da rede de transportes. O empresário disse que ao longo de 2019 devem ser investidos 90 milhões de reais para melhoria da operação do sistema, enquanto outros 110 milhões serão aportados na modernização da infraestrutura de mobilidade do município.

Compartilhe: