Os sistemas de trilhos que incluem trens, metrôs, VLT e monotrilho transportaram 2,3 bilhões de passageiros ao longo do ano. Esse volume é 28% maior em relação a 2021, quando os modais foram responsáveis pelos deslocamentos de 1,8 bilhão de pessoas. Os dados fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário Brasileiro 2022, editado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos, fala sobre a retomada do setor após o período crítico da pandemia. “Os operadores metroferroviários finalizaram o ano com um crescimento de 28% em relação aos passageiros transportadas. A crise sanitária trouxe uma nova dinâmica para as cidades, como a adoção de trabalho híbrido e remoto pelas empresas, o que reflete consideravelmente nos deslocamentos casa-trabalho”, explica.
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Os números do setor também mostram a expansão da malha metroferroviária que cresceu 22,7 km, com sete estações inauguradas em Fortaleza, Natal, João Pessoa e São Paulo. Ao todo, são 1.129,4 km de trilhos urbanos e 629 estações em todo o Brasil.
Regulação é o principal desafio
Em relação à performance setorial, os índices demonstram desempenho positivo das operações com 99,8% de confiabilidade e 97% de regularidade na prestação de serviços em 2022. “O setor metroferroviário de passageiros manteve os seus indicadores e apresenta os melhores índices de mobilidade do país, tanto em termos de viagens programadas realizadas, quanto de cumprimento de horários previstos”, explica Roberta .
Para este ano, o desafio está na área regulatória. A executiva explica a necessidade de “dar continuidade ao avanço das discussões em torno do novo marco regulatório do transporte público, para que se possa trazer diretrizes adequadas à realidade atual do financiamento e da operação do setor no Brasil. Também é fundamental que o Governo Federal volte seu olhar para o transporte ferroviário regional de passageiros, dando o primeiro passo para a retomada desse segmento através da publicação da Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros (PNTFP)”.
Panorama setorial
O Brasil conta atualmente com 21 sistemas urbanos de transporte sobre trilhos, em 11 estados e no Distrito Federal, operados por 16 empresas, sendo 8 delas concessionárias privadas.
O acesso ao transporte de passageiros sobre trilhos só está presente em 53% das cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes e em 39% das regiões metropolitanas, Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides) e aglomerações urbanas com esse mesmo volume de moradores.
“Infelizmente, esse cenário revela que o acesso ao transporte metroferroviário é limitado nas cidades e regiões de grande concentração urbana. E se torna mais preocupante uma vez que, todas as cidades onde os sistemas estão presentes, as redes existentes são insuficientes para atender à demanda de deslocamentos da população”, explica a Diretora Executiva da ANPTrilhos.
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