Os veículos estão sendo entregues a dois operadores tradicionais de Cuiabá. Os ônibus foram adquiridos pelas empresas Vpar e Caribus, que compraram 30 unidades cada. Os primeiros ônibus iniciaram circulação no ano passado e os últimos do lote começam a rodar em abril. Com os ônibus, mais de 1/3 da frota do sistema de transporte da capital tem a marca Volvo.
Todos são modelo B270F, com motor dianteiro. Uma dessas novas unidades da Caribus é da versão B270F de 15 metros, com tração 6×2 e capacidade para 115 passageiros, próxima a de um articulado. Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil explica o significado dessa entrega para capital do Mato Grosso. “O negócio consolida esse chassi em Cuiabá. É um veículo que entrega desempenho superior em operações com ar-condicionado, com menor consumo de combustível”.
Trata-se de mais uma negociação fechada pela montadora em Cuiabá. Em 2016 a marca já havia entregue 29 carros B270F para a cidade. Além disso, a Volvo é a única marca com ônibus articulados na frota circulante de capital. “Temos o maior leque de soluções para Cuiabá”, assegura Humberto Costa, gerente regional de vendas da marca. Os 60 novos Volvo equivalem a quase 40% de todas as compras da renovação da frota da cidade no período 2021/2022.
Leia também – Volvo amplia e moderniza seu campo de provas
Ricardo Caixeta, diretor de relações institucionais da MTU (Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos), participou do processo de aquisição dos veículos, fala sobre o processo de compra e a opção pelos B270F. “São robustos, fortes e precisam de pouca manutenção. Significa mais tempo disponível em operação”, diz .
Sérgio Borges, diretor da Caribus, adota uma postura semelhante ao se referir aos novos ônibus. “Se mostram sempre veículos resistentes. Tanto que ampliamos a participação dos ônibus Volvo na nossa frota com essas novas aquisições”, afirma ele. A empresa tem 94 ônibus e boa parte são Volvo. Sobre o B270F de 15 metros, Borges afirma que é o segundo que a Caribus compra, pois são ideais para horários de pico. “A área que atendemos tem uma demanda muito grande por transporte coletivo. Optamos por este ônibus para ter um desempenho superior”, diz ele. De acordo com o diretor da Caribus, a empresa atende 24,22% do sistema de transporte integrado de Cuiabá.
Outra operadora que também adquiriu os ônibus Volvo é a Vpar, que tem 26 linhas, tem previsão de atender 927 mil passageiros por mês em cerca de 530 mil quilômetros percorridos no período. A previsão de passageiros, se dá em função um novo contrato definido pela Prefeitura de Cuiabá para operação do sistema de transporte urbano da cidade. Já a Caribus opera 23 linhas, roda 486 mil km e atende 850 mil passageiros mensais.
De acordo com dados da prefeitura de Cuiabá, o sistema tem 360 ônibus para 101 linhas e que transportam 175 mil passageiros por dia. Somadas, as linhas percorrem 1,85 milhão de quilômetros diariamente em 2.401 viagens diárias.
Para mais informações, clique aqui.