Notícias

Mercedes apresenta eO500U para Cônsul alemão

eO500U cônsul

A Mercedes-Benz do Brasil recebeu a visita de Thomas Schmitt, Cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, e de Joseph Weiss, Cônsul-geral adjunto. O encontro serviu para apresentação do eO500U, ônibus elétrico da marca. O veículo representa a entrada da empresa na eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil.
O modelo chegará ao mercado ainda em 2022 e, foi apresentado aos visitantes por equipes de Desenvolvimento e Produção, que realizaram demonstrações e também test-drive dentro da própria fábrica.

representantes da Mercedes estiveram com o cônsul Alemão durante a apresentação do ônibus elétrico

A produção de chassis de ônibus, na fábrica de São Bernardo do Campo, já está sendo preparada para o novo produto. Sérgio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina, fala sobre os preparativos da linha para a chegada do modelo ao mercado. “Os conceitos da Indústra 4.0 na nossa Empresa resultaram em flexibilidade de montagem de vários modelos numa mesma linha. Com isso, ganhamos tempo na preparação para eO500U, fazendo apenas as adequações específicas de um veículo elétrico”, diz.

Leia também – Mercedes embarca na era da eletromobilidade

Já Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil celebra as encomendas recebidas para o novo ônibus. “O mercado aguarda com grande expectativa pelo chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz a partir do segundo semestre. Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023, trazendo a solução da marca para a eletromobilidade no País”.

“Ficamos muito felizes pela oportunidade de visitar a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo e, estamos impressionados pelo nível tecnológico do novo chassi de ônibus elétrico”, declarou Thomas Schmitt, Cônsul-geral da Alemanha.

Apresentado ao mercado em agosto de 2021, o eO500U é um veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros. Além disso, foi amplamente testado também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler em ônibus elétricos.

linha de ônibus O 500 ganha versão elétrica

O chassi eO500U é um modelo Padron 4×2 da linha O 500. Com piso baixo, poderá receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia chegará a 250 km, a maior entre ônibus elétricos no Brasil, além da maior capacidade de transporte de passageiros deste segmento. Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o eO500U virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força trará para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa.

Investimento de R$ 100 milhões

Para que os benefícios tecnológicos aplicados à mobilidade urbana sejam agregados ao desenvolvimento social e econômico das cidades é imprescindível que o Brasil e a América Latina também preparem sua infraestrutura para a operação dos veículos elétricos. A Mercedes empregou cerca de R$ 100 milhões no projeto do eO500U, dentro do atual ciclo de investimentos que soma R$ 2,4 bilhões aportados no Brasil, até este ano.

O encontro com as autoridades alemãs contou com a presença de diversos executivos da Mercedes, entre eles, Kathrin Pfeffer, CFO América Latina; Sérgio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina; Christian Flecksteiner, diretor de Desenvolvimento de Chassis de Ônibus; Daniel Spinelli, diretor de Desenvolvimento de Caminhões; Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais; e Cristiane Nogueira Guimarães, gerente de Relações Institucionais e Governamentais.

Para mais informações, clique aqui.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *