Enquanto o Rio de Janeiro tenta resolver seus problemas no sistema BRT, outra importante cidade mostra que o sistema pode ser bastante útil nos deslocamentos das pessoas. No final de fevereiro, a Mercedes-Benz enviou 37 novas unidades de ônibus articulados O 500 MA para Guadalajara, no México. Os veículos, fabricados na planta de São Bernardo do Campo, são para aplicação urbana e vão operar no sistema de transporte BRT do país, que vai atender os municípios de Guadalajara, Zapopan e Tlaquepaque, no estado de Jalisco. Trata-se de uma das maiores entregas de chassis articulados para a região.
Rogério Sousa, gerente de Vendas e Pós-Vendas para Exportação de Veículos, Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes, explica que, a negociação reafirma a posição da empresa no mercado mexicano apresentando produtos adequados a realidade local. “É com muita alegria que enviamos esse volume de ônibus para o México, fornecendo veículos que sejam adequados para operação no sistema de transporte BRT. Além disso, também reforçamos nossa participação no país ao levar soluções que assegurem toda a qualidade e segurança que os produtos da marca podem proporcionar”.
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Esses novos chassis fazem parte do programa de renovação de frota do transporte público em Guadalajara, que está em curso desde 2020, e, o objetivo é renovar um volume de 800 ônibus, dos quais a empresa detém a maior porcentagem de participação, cerca de 62%.
“Agradecemos a confiança dos clientes, das transportadoras e das autoridades do Governo de Jalisco, que vêm contribuindo para a mobilidade da população, sempre preocupados em oferecer um transporte inclusivo, de qualidade e com segurança”, afirma Raul de la Parra, gerente de vendas BRT da Mercedes-Benz Ônibus no México.
Os chassis possuem transmissão automática com retarder integrado, suspensão a ar e freio ABS. Com o comprimento de 18 metros e capacidade para 160 passageiros (40 sentados e 120 em pé), eles estão configurados com motor OM 457 LA Euro 5. Além disso, os ônibus também apresentam espaços exclusivos para mulheres, pessoas com deficiência e cães-guia, contando com separação total entre motoristas e a área de passageiros.
Com uma extensão de 41,5 quilômetros, 40 estações e capacidade para movimentar até 400 mil pessoas por dia, o novo modelo de transporte por onde os ônibus vão circular também ligará as cidades de Tonalá e Tlajomulco por meio de um sistema integrado de rotas alimentadoras e complementares junto aos munícipios da Região Metropolitana de Guadalajara.
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